Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

“A Adoração dos Magos” já está pendurada e à espera de visitas

12 jul, 2016 - 19:28 • Maria João Costa

A partir de quinta-feira, num piso com 16 salas remodeladas, é possível ver a tela de Sequeira perto de outras, como os Painéis de São Vicente de Fora, ou de um importante conjunto de escultura portuguesa.

A+ / A-
Já está. O Sequeira no lugar certo
Já está. O Sequeira no lugar certo

O quadro "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, já está no sítio certo. A obra, cuja aquisição foi possível graças a uma campanha pública de angariação de fundos, integra a nova exposição permanente que abre quinta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

Num piso com 16 salas remodeladas é agora possível ver a tela de Sequeira perto de outras como os Painéis de São Vicente de Fora ou um importante conjunto de escultura portuguesa.

Restaurado, o quadro de Domingos Sequeira ganhou nova luz. Depois de limpa a tela de um verniz envelhecido, “A Adoração dos Magos” apresenta-se ao público mais luminosa.

No trabalho de dois meses de restauro, a conservadora Teresa Serra e Moura encontrou a assinatura digital do artista português que pintou o que desenhou no esboço. “A pintura corresponde exactamente ao desenho que foi executado preparatoriamente para depois receber a pintura. Outra curiosidade é que quando foi removido o verniz, todo o panejamento rico, nomeadamente os mantos dos Reis Magos, tinham a impressão digital do pintor para dar à pintura a textura, que imagino dos veludos e brocados.”

O quadro está na nova galeria de pintura e escultura do Museu Nacional de Arte Antiga onde são mostradas obras nunca antes vistas num espaço remodelado, indica o director António Filipe Pimentel.

A nova exposição permanente mostra seis outras obras de Domingos Sequeira, telas de Grão Vasco, Vieira Portuense ou outros artistas. Um dos quadros, uma pintura de Frei Carlos, veio do Metropolitan de Nova Iorque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Nuno Castro Hen
    13 jul, 2016 Lisboa 15:05
    Fazer um peditório para comprar e restaurar um quadro que teve um custo de 700.000€. Se fosse para matar a fome a milhares de portugueses e criancas não davam sequer um cêntimo é um povo que não presta para nada envergonho me dê ser português.

Destaques V+