Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aplicação de Snowden transforma Android em sistema de vigilância

27 dez, 2017 - 12:28

Desde proteger pessoas ou bens físicos a evitar quebras de segurança do seu computador ou telefone, Haven pode ser adaptado a diferentes necessidades.

A+ / A-

Edward Snowden, que ficou famoso por estar ligado a uma das maiores divulgações de informação secreta nos Estados Unidos, e está agora a viver exilado na Rússia, apresentou nos últimos dias uma aplicação que transforma qualquer telefone com sistema Android num sistema de vigilância.

A aplicação, que está ainda em fase experimental, utiliza em conjunto os vários recursos do telefone, desde as câmaras e microfones ao sensor de luz e velocímetro para detectar incursões e movimentos, captando imagem e som e enviando a informação em tempo real para outro aparelho do utilizador.

Deixando o telefone numa sala de casa, por exemplo, com a aplicação ligada, ele activa-se e capta qualquer movimento ou mudança de estado que ocorra à sua volta. Uma das vantagens da aplicação, explica Snowden, é que pode ser adaptado a necessidades específicas de cada um, desde jornalismo de investigação a activistas sociais para se defenderem de abusos das autoridades ou apenas para proteger bens pessoais ou a própria pessoa.

Haven, que foi lançado há dias e está disponível no Google Play, está ainda numa fase experimental e os seus criadores - Snowden, o The Guardian Project e Freedom of the Press - admitem que ainda tem falhas, como o gasto de bateria e a necessidade de estar sempre ligado à internet, mas talvez o maior obstáculo para a maioria dos utilizadores é a necessidade de ter de usar um telefone exclusivamente para usar a aplicação, embora este possa ser um telefone antigo, desde que Android.

Para superar estas dificuldades, Snowden convida todos os interessados a envolverem-se no projecto, contribuindo com soluções em termos de código ou apenas com donativos em dinheiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+