01 mar, 2018 - 17:38
A pintura "Tutu" do artista Ben Enwonwu, conhecida como "Mona Lisa africana", foi leiloada pela casa Bonhams, em Londres, pelo valor de 1.367.132 euros, na quarta-feira, segundo informação divulgada na página da leiloeira.
O retrato da princesa Ife Adetutu Ademiluyi, apelidada "Tutu", foi criado em 1974 pelo pintor nigeriano Ben Enwonwu, e é o segundo de três versões criadas entre 1973 e 1974. Após a sua exibição, em 1975, as obras desapareceram até uma delas ser encontrada num apartamento londrino.
O diretor de arte moderna africana da casa Bonhams, Giles Peppiatt, recuperou a peça em 2017, depois de ter sido contactado para visitar uma casa em Londres, onde se deparou com a pintura original.
Giles Peppiatt disse à agência noticiosa France Presse que, quando entrou naquele apartamento, ver o quadro pendurado na parede "era a última coisa que esperava encontrar ali".
O diretor de arte afirmou ainda que "o retrato de 'Tutu' é um ícone na Nigéria, e tem um grande significado cultural", salientando ainda o seu contentamento por esta situação ter "provocado tanto interesse", estabelecendo "um novo recorde para o artista".
Os quadros de "Tutu", marcados pela exploração e realce do feminino, tornaram-se símbolos de paz após a guerra civil na Nigéria, no final da década de 1960.
O escritor nigeriano Ben Okri, premiado com o prestigioso Booker Prize, explicou à agência francesa que o artista "não representou simplesmente a jovem" mas "toda a tradição nigeriana". Salientou ainda que "é um símbolo de esperança e da regeneração da Nigéria, ou seja, o símbolo da fénix a renascer das próprias cinzas".
Ben Enwonwu nasceu na Nigéria em 1917 e, até à sua morte, em 1994, foi distinguido com a Ordem do Império Britânico, pela rainha Isabel II, e com uma ordem de mérito concedida pelo governo do seu país, devido às suas contribuições na arte e na cultura.
Esta obra representa a venda mais valiosa do trabalho de Ben Emwonwu, sendo que as obras "Negritude" e "The Female Form" foram leiloadas pela Bonhams por 112.968 e 124.265 euros, respetivamente, segundo a apresentação dos resultados na página oficial da leiloeira.