Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Turismo

Um guia de rio para descer o Douro em canoa ou caiaques

27 mar, 2019 - 15:29 • Olímpia Mairos

Navegar o Douro, por dentro e por fora, conhecer portos e pequenos embarcadouros, vai ser mais fácil. Está a ser preparado um guia de rio para posicionar o Douro como destino turístico em toda a sua extensão.

A+ / A-

Há quem diga que é um dos rios mais bonitos do mundo. Atrai muitos turistas e é motor de desenvolvimento. Falamos do Douro que nasce na Serra de Urbión, no norte de Espanha, a 2160 metros de altitude, e atravessa o norte de Portugal, até à sua foz, junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

O terceiro rio mais extenso da península Ibérica vai passar a contar com um guia de rio, no âmbito de um projeto ibérico. O objetivo é ajudar à descida do rio, desde a nasceste à foz, com a utilização de canoas ou caiaques.

“Hoje em dia, muitos dos grandes rios do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos da América, contam com este tipo de guia de rio. O rio Douro carecia de um documento deste género, para se poder atravessar as mais diversas localidades, tanto do lado português como espanhol”, refere o presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), Artur Nunes

O projeto da AIMRD estende-se desde a nascente do rio Douro, nos Picos de Urbión, em Espanha, até à foz, na cidade do Porto, dividindo-se o percurso em 26 etapas, que também podem ser feitas a pé ou de bicicleta.

“Vamos navegar o Douro por dentro, mas também por fora, para analisar portos e pequenos embarcadouros, com o objetivo de posicionar o Douro como destino turístico em toda a sua extensão”, explica Artur Nunes.



Com a ajuda do guia, quem se propuser e aventurar a descer o rio Douro vai conhecer os percursos navegáveis, saber onde comer ou dormir, ou até mesmo o grau de dificuldade do percurso ou tempo que leva a percorrer.

O projeto “Guia de Rio” está incluído num projeto mais abrangente, o “Flumen Durius”, provido de 1,4 milhões de euros, financiados em 75% por fundos da União Europeia através do INTERREG Portugal - Espanha. Uma iniciativa de cooperação transfronteiriça com o objetivo de valorizar o maior potencial natural existente entre Espanha e Portugal: o rio Douro.

O rio Douro possui 897 km de comprimento, 572 km em solo espanhol, 213 km navegáveis em território português, e 112 km de caráter internacional, pois o seu curso faz de fronteira.

No curso de água a quem Miguel Torga se referiu como “um excesso da natureza”, destaca-se o valor da sua paisagem natural e da sua biodiversidade, com um vasto território dentro da Rede Natura 2000, mais de 5000 quilómetros quadrados Locais de Importância Comunitária - Diretiva Habitats (LIC), e quase 3000 quilómetros quadrados de troços fluviais que fazem parte das Zonas de Especial Proteção para as Aves (ZEPA).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+