10 fev, 2020 - 05:56 • Daniela Espírito Santo
Hollywood vestiu-se a rigor para celebrar o cinema e quem teve a sorte de subir ao palco do Dolby Theatre, esta madrugada, fez questão de deixar a sua marca. Veja algumas das imagens da noite e leia parte dos discursos. Procura um resumo cronológico do que se passou? Leia tudo aqui.
O realizador sul-coreano arrecadou quatro estatuetas douradas, incluindo as de Melhor Realizador e Melhor Filme. Tal proeza já não era conseguida desde os anos 50, altura em que Walt Disney conseguiu a mesma façanha e subiu quatro vezes ao palco na mesma noite para receber prémios.
Renée Zellweger terá sido, porventura, uma das pessoas que mais tempo passou em palco esta madrugada. A atriz aproveitou o seu (longo) discurso para agradecer a muita gente, incluindo Judy Garland (que encarnou no filme que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz).
"Quando celebramos os nossos heróis somos relembrados de quem somos", garantiu, durante a sua intervenção.
"Parasitas" foi a surpresa da noite, levando para casa quatro Óscares, incluindo o mais cobiçado da noite, o de Melhor Filme. Tornou-se, assim, o primeiro filme em língua estrangeira a conseguir tal feito, facto que não passou despercebido ao elenco do filme sul-corenao.
Lee Jung-eun, uma das atrizes da trama, aproveitou o microfone para deixar a sua opinião sobre esta vitória. "Um momento muito oportuno na História está a acontecer agora", disse.
Joaquin Phoenix não se coibiu de fazer ativismo em palco, ao receber o prémio de Melhor Ator. Agradecendo o galardão, falou da crise ambiental, dos problemas sociais que enfrentamos e defendeu o vegetarianismo, detalhando o que o preocupa no mundo de hoje.
"Estamos muito desconetados do mundo natural", assegurou, criticando os seus pares, que acreditam ser "o centro do universo".
"Marriage Story" prometia, mas acabou por ser um dos derrotados da noite, com apenas um Óscar arrecadado. O mesmo foi para Laura Dern, no papel secundário, atriz que aproveitou a deixa para celebrar a família. Ao subir ao palco, beijou a mãe, a também atriz Diane Ladd, e lançou-lhe rasgados elogios.
"Há quem diga para nunca conheceres os seus heróis. Eu digo que, se tiveres muita sorte, os conheces como teus pais", disse Dern.