14 fev, 2022 - 15:29 • Ricardo Vieira, com agências
Ivan Reitman, realizador de filmes como “Os Caça-Fantasmas” ou “Gémeos”, morreu aos 75 anos, anunciou esta segunda-feira a família.
O cineasta faleceu tranquilamente, na noite de sábado, na sua casa em Montecito, no estado norte-americano da Califórnia.
“A nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre procurar a magia da vida”, refere a família, em comunicado.
A mulher e os filhos destacam o legado de Ivan Reitman, que “levou risos e felicidade a inúmeras pessoas ao redor do mundo”.
“Esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes se lembrem dele sempre”, sublinha a família.
Natural da antiga Checoslováquia, Ivan Reitman foi muito novo com os pais para o Canadá, onde estudou música e deu os primeiros passos no cinema.
A sua primeira grande oportunidade surgiu como produtor do filme “A República dos Cucos” (1978), mas o sucesso mundial aconteceu na pela de realizador de "Os Caça-Fantasmas", com os atores Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson, Sigourney Weaver e Rick Moranis.
O sucesso de bilheteira, que juntava os géneros comédia e ficção científica, faturou cerca de 300 milhões de dólares e foi nomeado para dois Óscares.
Já antes, Ivan Reitman tinha lançado o ator Bill Murray nas comédias "Meatballs" e "Stripes".
O realizador eslovaco-canadiano também dirigiu outros sucessos de bilheteira, como "Gémeos", com os atores Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, ou "Um Polícia no Jardim-Escola".
Também produziu filmes como "Beethoven" ou "Space Jam".