09 jul, 2024 - 10:17 • Maria João Costa
A celebrar 20 anos, o Festival CoolJazz arranca esta terça-feira, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, com a dupla francesa Air, que irá tocar ao vivo o icónico álbum “Moon Safari”, lançado há 25 anos com temas como “Sexy Boy” ou “All I need”.
O festival que decorre até dia 31 de julho, também no Parque Marchal Carmona, conta este ano com presenças já habituais como Diana Krall, mas também com nomes relevantes da música internacional, como Chaka Khan e Jamie Cullon que encerrará o cartaz.
Por noite, o festival contará com três concertos e aos domingos à tarde com sessões gratuitas nos Jardins da Casa das Histórias Paula Rego com duplas de DJ’s. Em entrevista ao Ensaio Geral, da Renascença, a organizadora Karla Campos fala em “algumas novidades em torno do cartaz que é sempre o mais procurado pelo público”.
Sobre a abertura, com os Air, Karla Campos diz que é uma banda de que tinham “saudades, porque há muito tempo que não vinha tocar a Portugal” e mostra-se satisfeita particularmente pelo grupo vir tocar “um álbum que os tornou uma banda tão conhecida”, como o “Moon Safari”.
Mas eles não são os únicos cabeça de cartaz desta edição em que o CoolJazz ganha um novo patrocínio e muda de nome para Ageas Cool Jazz. “Logo no dia a seguir, a 10 de julho, temos também outra noite incrível com dois grandes cabeças de cartaz, os Morcheeba e Chaka Khan na mesma noite”, refere.
A 19 de Julho o festival dedica a noite à língua portuguesa com concertos de Dino D’Santiago e Maro e Rogério Pitomba Trio. Depois a 26 de julho é dia de Diana Krall atuar. A pianista e cantora canadiana tem sido presença habitual nestes 20 anos de festival.
A 26 de julho a aposta vai para duas novidades brasileiras. “É a noite de Marina Sena e Luedji Luna, são grandes nomes e talentos da música brasileira”, explica Karla Campos que fala numa “aposta em trazer nomes novos que representam a nova geração da música brasileira”.
Na reta final, o CoolJazz recebe os neozelandeses Fat Freddy’s Drop e os portugueses Expresso Transatlântico a 27 de julho e, o encerramento, ficará a cargo do pianista Jamie Cullon, a 31 de julho. “É um artista que esteve sempre connosco ao longo destes 20 anos”, refere Karla Campos que diz que não podiam “deixar de o ter neste ano e de ser ele a encerrar o cartaz”.
A 31 de julho atua também a cantora Beatriz Pessoa que fará um DJ set com o realizador Daniel Mota. Além das iniciativas pagas, o CoolJazz oferece também um conjunto de momentos musicais gratuitos nos Jardins da Casa do Desenho Paula Rego.
Dias 14, 21 e 28 haverá DJ’s set a partir das 19h com duas radialistas da Renascença, Filipa Galrão que abre a sessão, e a quem se segue Inês Lopes Gonçalves com Ivo Costa. Depois a 21 será a vez de Vanda Miranda e dia 28, o artista Wandson.