Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cultura

Bilhetes de teatro e ballet a metade do preço para jovens até aos 25 anos

02 jan, 2025 - 15:33 • Maria João Costa

Já está em vigor a medida “Acesso Teatro 50%” que prevê bilhetes a metade do preço para jovens até aos 25 anos. A medida é aplicada na bilheteira dos Teatros Nacionais D. Maria II, São João, São Carlos e na Companhia Nacional de Bailado, no Teatro Camões

A+ / A-

É uma das medidas que pretende incentivar o acesso à cultura. Desde quarta-feira que os jovens com menos de 25 anos pagam metade do preço do bilhete nos teatros nacionais e na Companhia Nacional de Bailado.

Em comunicado, esta quinta-feira, o Ministério da Cultura lembra que a medida “Acesso Teatro 50%” foi aprovada em outubro, num Conselho de Ministros dedicado à cultura, antes da aprovação do Orçamento do Estado.

O desconto que entrou ontem em vigor, prevê uma redução de 50% no preço das entradas para espetáculos dos Teatros Nacionais D. Maria II, São Carlos e Camões, em Lisboa, e no Teatro Nacional São João, no Porto.

“Garantir o acesso à cultura e aos bens culturais a todos os cidadãos é um princípio estruturante do Programa da Cultura do XXIV Governo Constitucional”, refere o comunicado do gabinete de Dalila Rodrigues.

O ministério lembra também que, no que toca a acesso à cultura, há outra medida em vigor.

A “Acesso 52” prevê a gratuitidade nas entradas de museus, monumentos e palácios nacionais 52 vezes ao ano, para todos os portugueses.

A medida que foi implementada a 1 de agosto de 2024 permite visitar os 37 museus, monumentos e palácios sob a alçada do ministério da Cultura de forma gratuita, 52 dias no ano, em qualquer dia da semana.

A medida que alterou a gratuitidade que estava limitada aos domingos e feriados exige apenas que o visitante apresenta o seu Cartão do Cidadão e indique o seu número de contribuinte.

“Quando entrar novamente num museu ou monumento deverá dirigir-se à bilheteira e voltar a apresentar o seu Cartão de Cidadão para lhe ser descontado o dia no computo dos 52 dias de acesso gratuito”, explica a página do Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+