02 jan, 2025 - 22:04 • Miguel Marques Ribeiro com Reuters
Morreu a estilista italiana Rosita Missoni, aos 93 anos, informou a empresa da família, nesta quinta-feira.
Em comunicado, a Missoni refere que Rosita, que classifica como “uma figura visionária no mundo da moda italiana e internacional”, “faleceu pacificamente a 1 de janeiro de 2025”.
A mulher nascida na Lombardia, no seio de uma família de artesãos têxteis, lançou o negócio em 1953, com o marido, Ottavio Missoni.
A marca tornou-se popular pelas suas malhas coloridas com padrões geométricos e riscas, incluindo o motivo característico em ziguezague conhecido como fiammato.
Rosita estudou línguas modernas e numa viagem efetuada a Londres, em 1948, para aperfeiçoar o inglês, conheceu Ottavio, que competia com a equipa italiana de 400 metros barreiras, nos Jogos Olímpicos da cidade.
A marca Missoni ganhou reconhecimento e prémios internacionais pelos seus padrões distintivos, pela utilização vanguardista de têxteis e por uma abordagem à moda muitas vezes comparada à arte moderna.
A marca foi também impulsionada pelo que foi apelidado de “batalha dos sutiãs”.
Em 1967, Missoni foi convidada para desfilar no Palácio Pitti, em Florença, mas antes das modelos saírem para as passerelles, Rosita reparou que os seus soutiens eram visíveis através da parte superior, o que arruinava o efeito de cor e padrão pretendidos.
A designer mandou então as modelos tirarem os sutiãs, o que fez com que, sob a iluminação da passerelle, os seus looks ficassem totalmente transparentes, circunstância que causou, na altura, enorme sensação.
A marca não foi convidada a regressar no ano seguinte, mas Missoni rapidamente apareceu nas capas de grandes revistas de moda como a Vogue, Elle e Marie Claire.
Os seus designs em camadas chamaram a atenção de um mundo da moda que cada vez mais se afastava da alta costura, e rapidamente a marca tornou-se o porta-estandarte do chamado estilo “put together”.
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Quando a empresa mudou a sua sede para a cidade italiana de Sumirago, a norte de Milão, os Missoni instalaram-se na casa ao lado, com a maior parte das suas janelas viradas para as montanhas Monte Rosa, que Rosita adorava.
A estilista manteve-se como diretora criativa das coleções femininas até ao final da década de 1990, altura em que passou a tarefa para a filha Ângela.
O casal sofreu uma tragédia em 2013, quando Vittorio Missoni, o filho mais velho e diretor de marketing da empresa, morreu num acidente de avião ao largo da costa da Venezuela.
Ottavio morreu em maio de 2013, aos 92 anos, quatro meses depois do desaparecimento do avião do filho, mas antes de os destroços terem sido encontrados.
A marca expandiu-se para coleções domésticas e hotéis. Em 2018, o fundo de investimento italiano FSI investiu 70 milhões de euros na empresa, em troca de uma participação de 41%.
Missoni escolheu a família Rothschild, em 2023, como consultor financeiro para explorar uma potencial venda da empresa.