Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

óbito

Morreu Peter Yarrow, o cantor folk de Peter, Paul and Mary

07 jan, 2025 - 21:57 • Miguel Marques Ribeiro , com Reuters

O grupo ajudou a popularizar os primeiros trabalhos de Bob Dylan, nos anos 60, e cantou êxitos como "Puff, The Magic Dragon".

A+ / A-

O cantor e compositor norte-americano Peter Yarrow, que alcançou a fama com o trio de música folk dos anos 60, Peter, Paul and Mary, morreu esta terça-feira aos 86 anos, informou o seu assessor.

Peter Yarrow morreu durante a manhã na casa da sua família em Nova Iorque, após uma batalha de quatro anos contra um cancro na bexiga, disse o publicitário Ken Sunshine em comunicado.

“O nosso destemido dragão está cansado e entrou no último capítulo da sua magnífica vida”, disse a filha de Yarrow, Bethany, num comunicado divulgado pela Sunshine.

"O mundo conhece Peter Yarrow, o icónico ativista folk, mas o ser humano por detrás da lenda são todos os pedaços generosos, criativos, apaixonados, brincalhões e sábios que as suas letras sugerem."

Yarrow formou Peter, Paul e Mary com Noel Paul Stookey e Mary Travers. O grupo ajudou a popularizar os primeiros trabalhos de Bob Dylan e cantou êxitos como "Puff, The Magic Dragon", que Yarrow co-escreveu.

A versão do grupo de "Blowin' in the Wind", de Dylan, ajudou a transformar a canção num hino dos direitos civis e apresentou a sua canção a um público mais vasto. O grupo também escolheu grandes êxitos com "If I Had a Hammer" e "Where Have All the Flowers Gone?", co-escrita pelo artista folk Pete Seeger.

Os outros êxitos do grupo incluíram covers de "Lemon Tree", de Will Holt, e "Leaving on a Jet Plane", de John Denver.


Luta pelos direitos civis

Os membros do trio eram conhecidos pelo seu ativismo político. Atuaram na Marcha pelos Direitos Civis de 1963, em Washington, e em manifestações de protesto contra a Guerra do Vietname.

Durante a sua vida, Yarrow fez campanha por mudanças sociais e por diversas causas, incluindo a igualdade de direitos, a paz, o ambiente, a igualdade de género, os sem-abrigo, os cuidados paliativos, a radiodifusão pública e a educação.

Stookey, o único membro vivo do trio, elogiou a influência criativa de Yarrow e disse que iria sentir muito a falta do seu antigo companheiro de banda.

“Sendo filho único, crescer sem irmãos pode ter-me proporcionado toda a atenção dos meus pais, mas com a formação de Peter, Paul e Mary, de repente tive um irmão chamado Peter Yarrow”, disse Stookey.

“E embora o seu conforto na cidade e o meu amor pelo país tendessem a manter-nos geograficamente separados, as nossas diferentes perspetivas eram frequentemente celebradas na nossa amizade e na nossa música”, acrescentou.

Yarrow deixa a esposa, Marybeth, o filho Christopher, a filha Bethany e uma neta, Valentina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+