Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

óbito

Morreu Arlindo Fagundes, ilustrador dos livros "Uma aventura"

09 jan, 2025 - 21:31 • Miguel Marques Ribeiro

Artista multifacetado, Fagundes faleceu aos 79 anos, vítima de doença prolongada.

A+ / A-

Morreu Arlindo Fagundes, aos 79 anos, vítima de doença prolongada. A notícia foi confirmada durante a tarde desta quinta-feira por familiares.

Fagundes foi um artista multifacetado que ficou conhecido pelas ilustrações que produziu para a série "Uma aventura", publicados pela Editorial Caminho.

Em comunicado, a editora exprimiu "enorme tristeza" pela notícia, classificando o criador como um "nome de referência da área da banda desenhada e do cartoon".

Arlindo Fagundes, que nasceu em 1945, em Ovar, criou a banda desenhada "Pitanga" e desenhou o busto de António Variações, colocado em Fiscal (Amares), terra natal do escritor.

Entre 1967 e 1974 esteve exilado em França, fase em que aderiu ao Partido Comunista Português. Depois do regresso ao país, criou em 1975 uma oficina em Prado (Vila Verde), onde "produziu os simpáticos e irónicos bonecos de barro que lhe deram notoriedade como artesão", lembra o comunicado da Editorial Caminho.

Em 1984 fixou-se em Braga e três anos depois recebeu o «1.º Prémio de Design Artesanal de Vila Nova de Cerveira».

O funeral realiza-se no sábado, pelas 16h. O velório tem início no mesmo dia, pelas 9h.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+