15 jan, 2025 - 10:00
A Disney está a ser processada por alegadamente ter plagiado o argumento de um filme para produzir os filmes "Vaiana" e "Vaiana 2".
Buck Woodall apresentou uma queixa na sexta-feira, nos tribunais da Califórnia, em que acusa a Disney de roubar ideias do seu guião para um projeto entitulado "Bucky".
De acordo com o processo, ambos os argumentos abordam a cultura da Polinésia, têm como protagonistas adolescentes que abandonam a família para se aventurarem numa viagem perigosa para salvar o seu lar e encontram espíritos sobrenaturais pelo caminho.
Em novembro, um tribunal tinha decidido que Buck Woodall não podia processar a Disney por plágio em "Vaiana", pois já tinha passado muito tempo desde a estreia em 2016. Contudo, com "Vaiana 2", o sistema judicial decidiu que se abriu um novo prazo para apresentar uma queixa válida.
Buck Woodall exige uma compensação equivalente a 2.5% da receita do novo "Vaiana 2" - feitas as contas, cerca de 5,6 mil milhões de dólares (mais de 5,4 mil milhões de euros) - ou 10 mil milhões de dólares limpos (quase 9.7 mil milhões de euros).
A Disney nega as acusações e apresentou ao tribunal documentos que comprovam o processo de criação do filme.