Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Disney acusada de plágio com os filmes "Vaiana"

15 jan, 2025 - 10:00

Buck Woodall exige uma compensação equivalente a 2.5% da receita do novo "Vaiana 2".

A+ / A-

A Disney está a ser processada por alegadamente ter plagiado o argumento de um filme para produzir os filmes "Vaiana" e "Vaiana 2".

Buck Woodall apresentou uma queixa na sexta-feira, nos tribunais da Califórnia, em que acusa a Disney de roubar ideias do seu guião para um projeto entitulado "Bucky".

De acordo com o processo, ambos os argumentos abordam a cultura da Polinésia, têm como protagonistas adolescentes que abandonam a família para se aventurarem numa viagem perigosa para salvar o seu lar e encontram espíritos sobrenaturais pelo caminho.

Em novembro, um tribunal tinha decidido que Buck Woodall não podia processar a Disney por plágio em "Vaiana", pois já tinha passado muito tempo desde a estreia em 2016. Contudo, com "Vaiana 2", o sistema judicial decidiu que se abriu um novo prazo para apresentar uma queixa válida.

Buck Woodall exige uma compensação equivalente a 2.5% da receita do novo "Vaiana 2" - feitas as contas, cerca de 5,6 mil milhões de dólares (mais de 5,4 mil milhões de euros) - ou 10 mil milhões de dólares limpos (quase 9.7 mil milhões de euros).

A Disney nega as acusações e apresentou ao tribunal documentos que comprovam o processo de criação do filme.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+