28 jan, 2025 - 13:36 • Diogo Camilo
O Festival da Eurovisão de 2025, em Basileia, vai ter menos um país a concorrer. A Moldávia anunciou a desistência do concurso de música da União Europeia de Radiodifusão por falta de qualidade das canções selecionadas para a final nacional.
O anúncio foi feito na quarta-feira passada, pela emissora TeleRadio-Moldova (TRM), com o cancelamento do Etapa Națională (o equivalente ao Festival da Canção na Moldávia), depois das audições terem “gerado uma impressão negativa” por parte do público.
Corneliu Durnescu, o diretor do canal, avançaram que a decisão é tomada “após uma análise detalhada da situação atual, assim como económica, administrativa e dos desafios artísticos”, e que apesar de não ser “fácil”, é “a decisão necessária no contexto atual”.
“A seleção nacional deste ano mostrou alguns desafios, incluindo um decréscimo do interesse do público e da qualidade geral das músicas e das performances artísticas. Tal gerou uma perceção negativa entre especialistas e o público”, indica em comunicado a televisão pública moldava.
Apesar da desistência, a Moldávia vai transmitir as duas semifinais e a final da Eurovisão em Basileia, que acontecem entre 13 e 17 de maio.
A Moldávia falhou a qualificação para a final da Eurovisão no ano passado, tendo como melhor resultado um 3.º lugar em 2017, com a música “Hey Mamma” da banda SunStroke Project.