Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”. Sónia Santos em novo horário na Renascença

01 fev, 2025 - 07:00 • Maria João Costa

Sónia Santos diz que vai ter “o privilégio de acompanhar” quem a ouve no caminho de casa, do ginásio ou de um jantar com os amigos. A animadora da Renascença muda-se, a partir de segunda-feira, para o horário do final do dia, entre as 19h00 e as 20h30.

A+ / A-

Já não é a primeira vez que Sónia Santos estreia algo novo em rádio. Se é verdade que no passado foi a primeira mulher a assumir a apresentação de um programa de rádio em nome próprio, agora estreia um novo horário na Renascença.

A partir de segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a animadora, que até aqui assumiu o período da tarde na antena da Renascença, passa para o final do dia. Vai apresentar o programa entre as 19h00 e as 20h30.

“Acho que vou ter o privilégio de acompanhar quem me ouve, a fazer o seu caminho, seja por onde for. A caminho de casa, de um jantar com amigos, do ginásio, do cinema, do teatro ou de um sunset”, diz Sónia Santos.

Recorrendo à famosa canção do “grande [Jorge] Palma”, Sónia Santos explica que “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar com música para sentir, informação para decidir”, e acrescenta, “muito importante”, a animadora vai querer “saber como é que foi o dia” dos seus ouvintes.

“Este horário não existia na grelha, das 19h às 20h30. Portanto, passa a ser um programa pequenino, de uma hora e meia, mas com muita substância e muito conteúdo”, assegura Sónia Santos.

A animadora confessa-se uma pessoa curiosa e vai querer interagir com os ouvintes, lançando desde já algumas perguntas a quem a vai ouvir: “Houve uma boa notícia? Um daqueles momentos que nos fazem ganhar o dia? Uma história que vai querer partilhar? Um momento pelo qual ficamos muito gratos? Daqueles momentos que nos energizam? Ou até um momento, um acontecimento, uma atitude que o deixou em baixo, que a deixou frustrada?”.

Sónia Santos diz que o final do dia é muitas vezes um momento de “reflexão”. “Se aconteceu alguma conversa que o fez mudar de opinião, de perspetiva ou que fez ver determinado assunto de uma forma diferente? Eu acho sempre isso muito interessante e curioso”. E a animadora vai esperar pelas respostas de quem a ouve.

Mas Sónia Santos quer também “boas sugestões de sítios para jantar, de filmes, séries, peças de teatro para ver, um livro para ler, de coisas que se possam fazer para terminar o dia em bom”.

Tudo começou por acaso

Sónia Santos faz contas à vida que leva de rádio e admite que já não sabe bem. “32 ou 33 anos? Não sei!”, diz a rir. Sabe é que a rádio para si é “vida” e sabe que quando lhe perguntam quem é diz: “Sónia Santos, a locutora”.

A magia da rádio entrou na sua vida “por acaso”. Hoje sente a “gratificação de estar aqui”. Sentada no estúdio da Renascença onde conduz a emissão, admite: “continuo a adorar estar em estúdio. É uma paixão, e esta ligação que se vai estabelecendo com quem nos ouve é muito gratificante”.

É por isso que, para si, o retorno dos ouvintes é importante. “Saber que não estás aqui sozinha no estúdio, essa é a mais-valia da minha profissão e a interação com quem me está a ouvir”, explica.

Na Renascença onde está, diz que já passou por “todos os horários e mais algum” e vai agora estrear um espaço que até aqui não existia. Para trás, nos mais de 30 anos de rádio estão muitas memórias.

“Eu comecei por acaso, foi mesmo um acaso, numa rádio do Barreiro, Rádio Sul e Sueste. Depois fui para a Rádio Energia, a RFM, Mega FM e agora a Renascença”.

Foi na Mega FM que se estreou como “host” ou seja, “foram 10 anos na Mega onde pela primeira vez aconteceu na rádio em Portugal ter uma host feminina, portanto, uma mulher que lidera o programa”. Sónia Santos chegou também a liderar a equipa das manhãs da Mega.

A rádio tem-lhe permitido fazer o que mais gosta. “Comunicar, partilhar, viajar, quer seja literal, quer seja metaforicamente, conhecer outras perspetivas. Eu adoro aprender e saber coisas novas e a rádio permite-me tudo isso”.

Não sei se poderia ter outra profissão”, interroga-se. Sónia Santos sente que há em si, desde sempre, uma comunicadora.

“Eu era aquela aluna que trazia sempre papelinhos para casa! Quer dizer, destabilizava os coleguinhas, porque estava sempre a falar! Eu realmente sou faladora”, afirma, sublinhando de seguida que também gosta de momentos de silêncio.

A partir de dia 3 de fevereiro, Sónia Santos fará parte da nova grelha no horário entre as 19h00 e as 20h30. Antes dela, no dia há outras novidades. Depois do programa Três da Manhã, estreiam-se em antena entre as 10h00 e as 13h00 os locutores José Coimbra e Teresa Oliveira.

A seguir a esta dupla chegará, a partir de dia 17, Inês Nogueira, das 13h00 às 16h00. Depois, entre as 16h00 e as 19h00, será Paulo Fragoso a assumir os comandos da emissão da Renascença, com a companhia de Daniel Leitão e Miriam Gonçalves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Susana
    03 fev, 2025 Lisboa 10:31
    E onde ficam Renato Duarte e a Filipa Galrão?? :(

Destaques V+