01 fev, 2025 - 07:00 • Maria João Costa
São ambos de Santarém, nasceram no mesmo hospital, andaram na mesma escola e vão agora formar equipa, alguns anos depois, no mesmo programa de rádio. A partir de segunda-feira, José Coimbra junta-se a Teresa Oliveira na antena da Renascença, das 10h00 às 13h00.
São responsáveis pelo espaço que se segue ao programa Três da Manhã. “A ideia é que haja cada vez mais pessoas a ouvir, depois das 10h00, e dar continuidade ao excelente trabalho que as Três da Manhã fazem”, explica José Coimbra, que quer “fazer deste horário um horário cada vez mais forte”.
Teresa Oliveira, que já assumia antes este espaço de antena na Renascença, sente que é como se José Coimbra “já cá estivesse”. “Eu sinto que ele se encaixa que nem uma luva na Renascença. E é isso que vamos poder ouvir agora, a partir de segunda-feira”, explica a animadora.
“Foi-se dizendo ao longo do tempo que a rádio um dia vai desaparecer, mas eu nunca vi a rádio tão viva. A prova disso também é que estes horários ganham outra vida”, diz Teresa Oliveira.
Sobre o programa que estão a preparar, José Coimbra levanta a ponta do véu: “Vamos falar muito. Achamos que a comunicação é muito importante. Uma comunicação objetiva, com coisas que interessem às pessoas, assuntos do dia-a-dia”.
A nova dupla da Renascença vai falar das suas histórias, mas também das histórias dos ouvintes. “Vamos pedir que interajam connosco”, sublinha José Coimbra. “No fundo é falar daquilo que as pessoas falaram ao jantar, e do que vão falar ao almoço, ou seja, queremos ser uma plataforma de histórias. As nossas e a dos ouvintes”.
Teresa Oliveira e José Coimbra há muito que faziam rádio sozinhos. Agora, regressam ao formato de dupla em antena. Perante a longa e “boa experiência” que teve como animador da RFM, no Café da Manhã, José Coimbra fala num “exercício de humildade, de saber dar espaço a outra pessoa”.
“É um exercício de percebemos o ‘timing’ um do outro, e de haver equilíbrio entre os dois. Não concordo nada que alguém tenha que ser o ajudante do outro. São duas pessoas que estão a contribuir para aquele produto final”, explica José Coimbra.
Teresa Oliveira compara o exercício de fazer rádio em dupla a uma “dança” e garante que nos treinos que já fizeram, antes da estreia, ainda não pisou o pé de José Coimbra.
“É incrível. Fazer um programa com ele é um bocadinho essa boa energia de duas pessoas que já se conhecem bem e que têm muitas coisas em comum. E é levar isso às pessoas”, diz Teresa Oliveira.
Depois de um percurso de 27 anos na RFM, a outra rádio do Grupo Renascença Multimédia, José Coimbra muda-se de armas e bagagens para a Renascença. Sobre esta nova casa cita uma frase de José Saramago, do livro “A Viagem do Elefante”, para dizer: “Sempre chegamos ao sítio onde nos esperam”.
“Acho que era inevitável chegar aqui. Estou a adorar estar onde as pessoas também querem que eu esteja. Essa energia deixa-me muito feliz por estar numa rádio que me deixa muito orgulhoso. Tem um passado glorioso e tem um futuro brilhante. Fico muito orgulhoso de poder fazer parte desse futuro”, afirma.
Teresa Oliveira, que no grupo Renascença Multimédia começou na Mega Hits, lembra que a “rádio sempre fez parte” da sua vida. “Sempre ouvi rádio e desde que cheguei, tenho visto a rádio a reinventar-se. Acho que nesta rádio que tem o nome Renascença é cada vez mais evidente esse sentido. Vai-se reinventando, vão nascendo novas coisas”, refere.
“Tenho a certeza de que este programa de duas pessoas, às 10 da manhã, vai ser também o início de uma longa e belíssima viagem que vem aí. Eu estou muito feliz por estar aqui”, aponta Teresa Oliveira.
Segundo a animadora que os ouvintes já estão habituados a ouvir neste horário, ter a companhia do José Coimbra será “uma coisa maravilhosa”. “Para além de ser muito bem disposto, e de nos fazer rir de uma forma tão fácil, tem esta profundidade”, diz Teresa sobre Coimbra.
Há ainda uma surpresa que está no segredo dos deuses e que está reservada para segunda-feira e que promete surpreender José Coimbra. Teresa Oliveira prefere guardar segredo e deixar para o dia de estreia a revelação.
Mas há já algumas novidades que avançam que terão nas três horas de programa. “Vamos ter várias surpresas ao longo do ano”, explica Teresa Oliveira. Já estão preparadas, diz-nos, mas revela que a “primeira” será “um jogo” em que os ouvintes vão ser desafiados a responder em “30 segundos”, chamado “Facto ou Fake”.
José Coimbra e Teresa Oliveira integram a nova grelha da Renascença que começa dia 3 de fevereiro. Das 13h00 e até às 16h00, a partir de dia 17 de fevereiro, será Inês Nogueira que vem da Mega Hits, a oferecer ao público, em casa ou no trabalho, muita música para manter o foco nas atividades do dia-a-dia.
Entre as 16h00 e as 19h00, a emissão será conduzida por Paulo Fragoso com a participação de Daniel Leitão e Miriam Gonçalves. Mais ao final do dia, das 19h00 às 20h30, Sónia Santos irá acompanhá-lo a casa.