Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Escultura do gato de "Flow" exibida na capital da Letónia para celebrar nomeações aos Óscares

06 fev, 2025 - 12:30 • João Malheiro

É a primeira vez que um filme da Letónia consegue várias nomeações para os Óscares.

A+ / A-

Uma escultura do gato protagonista no filme "Flow" está em exibição em Riga, capital da Letónia, para celebrar as duas nomeações aos Óscares da longa-metragem.

O projeto animado está nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Longa-Metragem Animada. É a primeira vez que um filme da Letónia consegue várias nomeações nesta cerimónia.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Para assinalar o feito, a autarquia de Riga trabalhou com o realizador Gints Zilbalodis para criar uma escultura 3D do gato. A figura foi, de seguida, exposta no Monumento da Liberdade na cidade e colocada em cima do nome da capital, na letra "A".

As pessoas que passam pelo local podem tirar fotografias ao lado da escultura que estará exposta no local até 1 de abril. De seguida, vai ser mudada para a praça principal da cidade, onde poderá ser visitada até ao final do ano.

Aclamado pela crítica, "Flow" distingue-se por ser um filme que segue a perspetiva de um gato, sem qualquer tipo de diálogo entre o protagonista e os vários animais que encontra pelo caminho.

O realizador criou todo o filme num programa de animação gratuito - chamado Blender - em cerca de cinco anos e meio de produção.

"Flow" chega às salas de cinema portuguesas a 20 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+