Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vai ser possível carregar o Andante na "app" da Via Verde

12 fev, 2025 - 09:31 • Lusa

Carregamento dos títulos de transporte da Área Metropolitana do Porto tem de ser feito através do plano gratuito Via Verde Cidade, disponível no site viaverde.pt.

A+ / A-

A Via Verde vai disponibilizar, a partir de sábado, o carregamento dos bilhetes e passes Andante na sua aplicação móvel ("app"), através da incorporação da função Top Up da "app" Anda, implementada em abril, anunciou esta quarta-feira a empresa.

De acordo com informação da Via Verde adiantada à Lusa, o carregamento dos títulos de transporte da Área Metropolitana do Porto tem de ser feito através do plano gratuito Via Verde Cidade, disponível no site viaverde.pt.

À semelhança do que já acontece com a função Top Up da aplicação Anda, em que os utilizadores podem carregar bilhetes e passes mensais em formato físico encostando-os à parte de trás do telemóvel, o mesmo poderá agora acontecer dentro da "app" da Via Verde.

"A funcionalidade está também conciliada com a gestão do estacionamento, portagens e carregamento de veículos elétricos", permitindo a gestão, monitorização e pagamento de todas as despesas de mobilidade "através de uma única conta Via Verde".

A empresa refere ainda que "a curto prazo (...) prevê alargar o serviço a novas funcionalidades, como a digitalização da bilhética, comprando o bilhete na "app" e fazendo a validação junto do validador".

O carregamento de cartões físicos Andante no telemóvel, tanto passes como bilhetes ocasionais, foi disponibilizado em abril de 2024 nos telemóveis Android e iOS com a nova funcionalidade Top Up da "app" Anda.

Em causa está o carregamento dos cartões físicos Andante com recurso à tecnologia NFC dos "smartphones" com sistema operativo Android ou iOS, sendo, na prática, uma cópia de uma máquina de venda automática no telemóvel de cada pessoa, disponível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Para fazer os carregamentos, o utilizador apenas tem de ligar a funcionalidade NFC e encostar o seu telemóvel ao Andante para fazer a leitura, escolher a sua opção, realizar o pagamento e viajar.

Para já, ainda não é possível a criação de um Andante digital e virtual, num sistema semelhante ao que já acontece com os cartões bancários e que dispensa o bilhete físico, utilizando o carregamento pré-pago, tal como nos bilhetes físicos atuais.

"Vamos ter essa possibilidade na aplicação Anda, de comprar cartões pré-pagos, para serem usados diretamente no telefone ou na "wallet" [carteira virtual]", explicou à data, à Lusa, o então administrador-delegado dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), Manuel Paulo Teixeira.

Os TIP foram entretanto integrados na nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+