Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chocolate

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos homenageia invenções científicas

24 fev, 2025 - 21:41 • Lusa

Com a "Ciência" como tema central, a edição 2025 vai transformar a vila histórica num "laboratório de sabores, no qual a arte da confeitaria se funde com a inovação e o conhecimento".

A+ / A-

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai decorrer entre os dias 21 de março e 6 de abril, numa edição dedicada às grandes invenções científicas que mudaram o mundo, divulgou nesta segunda-feira a organização.

Com a "Ciência" como tema central, a edição 2025 do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai transformar a vila, do distrito de Leiria, num "laboratório de sabores, no qual a arte da confeitaria se funde com a inovação e o conhecimento", informou a Câmara.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Com curadoria do chef Francisco Siopa, "executive pastry chef" no Penha Longa Resort, o festival irá prestar homenagem "às grandes invenções científicas que mudaram o mundo, destacando a sua influência no quotidiano e, claro, na produção do próprio chocolate".

O certame dará a conhecer desde a transformação do cacau até às mais avançadas técnicas de confeitaria, incluindo na programação de "showcookings", concursos e demonstrações das diversas formas de saborear o chocolate, quer na doçaria tradicional quer na preparação de "cocktails" ou em conjunto com vinho ou receitas culinárias.

Entre as principais atrações do evento estarão as esculturas em chocolate, com dinâmicas de esculturas ao vivo em permanência, e um laboratório produzido totalmente em chocolate. Nestes espaços, e durante os três fins de semana do festival, diversos mestres chocolateiros de renome internacional irão demonstrar o seu talento e criatividade, criando peças inspiradas no universo da ciência.

Contando com mais de 80 "chefs" de diversas nacionalidades, o festival assume-se "não apenas como um espaço de lazer, mas também como uma plataforma de conhecimento e valorização do setor", pode ler-se no comunicado da organização.

Entre os mestres chocolateiros a participar nesta edição, a organização destaca Jordi Farrés e Enric Monzoines (ambos da Chocolate Academy Barcelona), David Gil Rovira (Imasdesserts / Autor livro XOK), Lluc Crussellas (World Chocolate Master 2022), Jorge Cardoso --(Cullinary World Champion em 2018 e 2022), Abner Ivan (Chocolate Academy Brasil), além de Fábio Bernardino, Cátia Goarmon, Hélio Loureiro e Sahima Hajat (vencedora Masterchef Portugal 2022).

"A presença de institutos formativos e especialistas na área reforça o compromisso com a inovação e o desenvolvimento técnico, proporcionando ao público a oportunidade de explorar novas abordagens, desde a arte do chocolate até às mais recentes tendências da gastronomia molecular", afirmou o presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, empresa organizadora do festival, Ricardo Duque.

Nesta edição, o festival terá como novidade uma parceria com o Dino Parque da Lourinhã, contando com um espaço lúdico dedicado aos dinossauros e "oferecendo aos visitantes a oportunidade de "aproveitar experiências divertidas como a descoberta de fósseis em chocolate, reproduzir técnicas de cozinha molecular, criar planetas em chocolate e conhecer o chocolate através dos cinco sentidos".

O festival Internacional de Chocolate estará aberto ao público de sexta-feira a domingo, das 11h00 às 21h00, com entradas a oito euros para as crianças entre os 3 e os 11 anos e de 10 euros para os visitantes maiores de 12 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+