Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Gastronomia

Chefs Marlene Vieira e Rita Magro conquistam primeira estrela Michelin

25 fev, 2025 - 22:17 • Ricardo Vieira, com Lusa

São primeiras mulheres a receberem esta distinção na segunda edição da gala exclusivamente nacional. Portugal tem mais oito restaurantes com uma estrela e oito mantiveram duas estrelas.

A+ / A-

As chefs Marlene Vieira, do restaurante Marlene, em Lisboa, e Rita Magro, do Blind, no Porto, conquistaram a primeira estrela Michelin.

São primeiras mulheres a receberem esta distinção na segunda edição da gala exclusivamente nacional.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Os vencedores dos "Óscares" da gastronomia foram conhecidos numa cerimónia realizada esta terça-feira, na Alfândega do Porto.

Na entrega do galardão, Marlene Vieira mostrou-se visivelmente emocionada e agradeceu a "todas as mães cozinheiras". "O sonho comanda a vida e este é um sonho tornado realidade", salientou.

Rita Magro, que juntamente com o chef Vítor Matos, viu o restaurante Blind conquistar uma estrela Michelin, fala num "longo, duro e sofrido caminho".

A primeira 'chef' portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna as duas 'chef' agora distinguidas as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.

Portugal passa a ter 38 restaurantes com uma estrela Michelin, mais oito em comparação com a edição do ano passado. Além do Marlene e do Blind, conquistaram uma estrela o Arkhe (Lisboa), Grenache (Lisboa), Oculto (Vila do Conde), Palatial (Braga), Palatial (Braga), Vinha (Vila Nova de Gaia) e YŌSO (Lisboa).

Oito restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin conseguiram renovar a distinção.

Há também um novo restaurante galardoado com uma Estrela Verde, o Encanto do chef José Avillez, que distingue projetos com preocupações ambientais.

Portugal continua sem qualquer restaurante com três estrelas.

Saiba mais no site do Guia Michelin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+