Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cor avermelhada de Marte é mais antiga do que se pensava

25 fev, 2025 - 14:18

Novo estudo publicado pela revista Nature Communications revela que o tom vermelho de Marte tem origem em compostos formados quando o planeta ainda tinha àgua.

A+ / A-

A cor ferrugem das poeiras de Marte, que dá o tom avermelhado ao planeta, terá origens mais antigas do que se pensava, remontando a quando o planeta tinha água líquida disseminada à sua superfície, sugere um estudo hoje divulgado.

Estudos anteriores de um componente de óxido de ferro da poeira marciana, baseados apenas em observações de sondas espaciais, não encontraram indícios de água, com os cientistas a concluírem que este tipo específico de óxido de ferro deveria ser hematite, formada sob condições de uma superfície seca através de reações com a atmosfera ao longo de milhares de milhões de anos, após o período inicial húmido de Marte.

Agora, novas análises de observações feitas por sondas espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA) e da congénere americana NASA, em combinação com novas técnicas laboratoriais que permitiram replicar a poeira marciana, revelam que a cor vermelha de Marte conjuga-se melhor com óxidos de ferro contendo água, conhecidos como ferrite, refere a ESA numa nota.

A ferrite é gerada rapidamente na presença de água fria e, por isso, segundo os autores do estudo, deve ter-se formado quando Marte ainda tinha água à sua superfície.

De acordo com o estudo, publicado hoje na revista científica Nature Communications, este composto ferroso manteve a sua assinatura aquosa até hoje, apesar de se ter decomposto em poeira, que se espalhou pelo planeta por ação dos ventos desde a sua formação.

Os cientistas esperam poder medir exatamente a quantidade de ferrite em amostras de poeira de Marte que foram recolhidas pelo robô norte-americano Perseverance e que serão enviadas para análise na Terra na década de 2030, com o auxílio da ESA, e compreender o passado líquido de Marte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+