13 mar, 2025 - 06:30 • Redação
O grupo sul-coreano Kiss of Life apresenta-se pela primeira vez em Portugal nesta quinta-feira, no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa.
Julie, Belle, Natty e Haneul formam o grupo que nasceu em 2023 e já acumula mais de sete milhões de ouvintes mensais no Spotify. O número exacto é de 7.186.269.
Músicas como “Sticky” e “Midas Touch” estão na boca e nossos passos do público. Estes fãs não sabem apenas as letras, mas também todas as coreografias. Até aprendem coreano para estar mais próximos de um idol - artista que trabalha da industrial do K-Pop.
Mas, afinal, de onde vem esta paixão por um ritmo vindo de tão longe? Seul, a capital da Coreia do Sul, fica a mais de 10 mil quilômetros de Lisboa. O voo mais rápido até lá representa 13 horas de viagem, mas uma fãs de K-Pop acompanha cada detalhe da vida do seu grupo favorito graças À velocidade da Internet.
K-Pop é a abreviação de Korean pop, ou seja, engloba vários tipos de estilos músicais populares na Coreia do Sul. Em 2013, o artista Psy lançou a música Gangnam Style e o clipe oficial foi o primeiro a passar de mil milhões de visualizações no YouTube, o que levou o K-Pop para o mundo.
Em seguida, grupos como BTS e Black Pink amplificaram o impacto entre os jovens. Hoje o sucesso dos K-Dramas e animações fazem o movimento espalhar-se também entre os adultos e idosos.
K-Pop e a economia
O K-Pop também está movimentando a economia portuguesa. Estes jovens reúnem-se em eventos, cafés tematicos, lojas de produtos coreanos, tudo que os faça ter um tempo para conversar sobre seus gostos e consumir o possível deste lado do globo.
Inês Pacheco, gerente da Icredible Store, a única loja física de produtos de K-Pop em Portugal, diz à Renascença que a loja se torna um ambiente não só de troca comercial, mas também emocional. “O K-Pop é muito sobre comunidade, é muito sobre expressar-nos de forma muito autêntica, é sobre ter um safe space, que muita gente acaba por se apoiar no K-Pop para várias situações”, explica.
A empresária diz ainda que a procura por itens exclusivos como lightsticks, photocards e álbuns é alta, especialmente com a chegada de grupos como o Kiss of Life: "Quando soubemos que o Kiss of Life viria a Portugal, esgotamos tudo em termos de produtos da banda em dias. Os fãs, realmente, preparam-se para os shows comprando artigos que são quase essenciais para a experiência."
Pacheco prepara nesta altura uma viagem para a Coreia do Sul. Quer, para além de conhecer mais a fundo a cultura local, estudar o mercado e aprender a atender melhor os seus clientes.
Uma paixão que move mundos
Atualmente, o K-Pop não influencia apenas as playlists, mas também o estilo de vida dos fãs que se apaixonam pela cultura, comidas, moda e forma de se portar em sociedade.
Márcia Viana faz parte da página K-pop party Portugal, onde é responsável pela imagem e eventos na zona do Norte. Mora na Póvoa de Varzim, mas seu amor pelo K-Pop acabou por a levar até à Coreia do Sul, onde passou nove meses a aprender a língua e a conhecer a cultura.
“Antes, eu não tinha muito acesso à Coreia, não sabia muito bem sobre o país. O K-pop abriu-me portas e, como gostei realmente do país e da cultura, decidi passar lá uns tempinhos, para visitar, conhecer, aprender a língua", partilha.
“A Coreia, com o crescimento do K-pop, tem recebido mais estrangeiros nas universidades, estudantes que querem aprender a língua e conhecer mais da cultura, porque as aulas de coreano não são só a língua, mas também os jogos típicos, maneirismos e o modo como a Coreia vive em sociedade.”
Estudos da língua
Essa paixão reflete-se também nos estudos. Eunjoo Lee é sul-coreana e dá aulas de coreano na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A professora conta que grande parte dos estudantes são portugueses e todos gostam de K-Pop.
Lee diz que está muito feliz pelo K-Pop ter difundido a cultura do país para o mundo. Para ela, o principal motivo que leva os seus alunos a quererem conhecer a lingua é o estilo musical.
"Posso dizer que a principal razão para eles estarem nas aulas é o K-pop. Ao que parece, todos começam com o K-Pop e, depois, começaram a ver algumas séries coreanas e filmes coreanos. Agora até tenho visto muitos estudantes que leem livros coreanos."