Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cidades subterrâneas por baixo das pirâmides? Investigadores alegam descoberta no Egito

26 mar, 2025 - 15:22 • João Malheiro

Os investigadores referem ter usado um radar de alta frequência, semelhante ao que é utilizado para mapear áreas profundas nos oceanos.

A+ / A-

Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado uma vasta rede de estruturas que podem apontar para a existência de cidades subterrâneas por baixo das três maiores pirâmides do Egito.

O grupo composto por especialistas de Itália e Escócia referem que as formações descobertas estariam a quase dois mil metros de profundidade. As infraestruturas seriam extensas e cobririam toda a base das pirâmides.

Terão sido encontrados oito pilares e poços cilíndricos que ligam a câmaras cúbicas de 80 metros. De acordo com os investigadores, toda a estrutura seria dez vezes maior que as próprias pirâmides, que estariam conectadas entre si.

Para descobrir as construções foi usado um radar de alta frequência, semelhante ao que é utilizado para mapear áreas profundas nos oceanos.

No entanto, há figuras da comunidade científica que questionam a factualidade desta descoberta. O antigo ministro das Antiguidades do Egito, Zahi Hawass nega que tenha sido usado um radar dentro das pirâmides e aponta que os métodos usados pela equipa de investigadores não são válidos.

Já Lawrence Conyers, da Universidade do Arozina, dá conta ao "Daily Mail" que os equipamentos de radar atuais não têm capacidade de gerar imagens fiáveis de profundidades tão extensas. Este especialista considera que só escavações controladas é que podiam, em definitivo, comprovar a descoberta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+