Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fotógrafa portuguesa Maria Abranches premiada pelo World Press Photo

27 mar, 2025 - 11:59 • Maria João Costa

A fotojornalista é uma das 42 vencedoras do prémio deste ano, na categoria “Histórias” na região da Europa. Concorreu com um conjunto de imagens que retratam a vida “invisível” da angolana Ana Maria Jeremias, uma empregada domésticas.

A+ / A-

Ana Maria Jeremias é há 40 anos empregada doméstica em Portugal. Nasceu em Angola e aos nove anos foi traficada para Portugal com falsas promessas de educação. Esta é a vida retratada pela fotógrafa portuguesa Maria Abranches que está entre os 42 vencedores deste ano do World Press Photo.

Maria Abranches é uma professional freelancer que trabalha para jornais como o Público e que usa a fotografia para “retratar vozes marginais” e “situações críticas”, diz o World Press Photo no seu site.

Formada em arquitetura Maria Abranches venceu na categoria “histórias” e está entre os vários candidatos europeus. Concorreu com um conjunto de imagens que mostram o dia-a-dia de uma empregada doméstica. É um trabalho que tem “ecos da experiência de inúmeras mulheres em toda a Europa”, lê-se no site da World Press Photo.

Trata-se de uma vida “invisível”, a desta angolana que chegou a Portugal, traficada, aos nove anos, e passou os últimos 40 anos a trabalhar nas limpezas domésticas, “dando um contributo vital para a vida diária” de muita gente.

Nas suas redes sociais, Maria Abranches explica que “Maria conta uma história comum de inúmeras mulheres, cujo contributo silencioso construiu, moldou e sustenta o mundo como o conhecemos”. O trabalho fotográfico de Maria Abranches pode ser visto em exposição até 3 de abril na Galeria Narrativa em Lisboa, de quarta a sexta-feira das 14h00 às 19h00 e aos sábado das 14h00 às 17h00.

Maria é um projeto que levou cinco meses a ser fotografado por Maria Abranches que o dedica “à Júlia” que a criou e a “todas as Maria”.

A 17 de abril será conhecida qual é a foto do ano para o World Press Photo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+