Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Óbito

Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho aos 47 anos

01 abr, 2025 - 15:52 • Lusa

Diogo Carvalho trabalhou em animação e realização de publicidade entre 2010 e 2015, mas foi à produção que dedicou grande parte da carreira, na produtora Sardinha em Lata.

A+ / A-

[Foto corrigida. Por lapso, foi publicada inicialmente uma imagem do artista com o mesmo nome, Diogo Carvalho. Ao visado e aos nossos leitores e ouvintes, pedimos desculpa]

O produtor e realizador de cinema de animação Diogo Carvalho morreu esta segunda-feira em Lisboa, aos 47 anos, em consequência de doença prolongada, disse à Lusa o realizador Nuno Beato.

Diogo Carvalho, que nasceu em Madrid em 1977 e vivia em Portugal, estava ligado à animação desde 2001, tendo integrado a produtora Lampadacesa em 2006, onde trabalhou na curta-metragem "Cândido", de José Pedro Cavalheiro (Zepe).

De acordo com nota biográfica, Diogo Carvalho trabalhou em animação e realização de publicidade entre 2010 e 2015, mas foi à produção que dedicou grande parte da carreira, na produtora Sardinha em Lata.

"Foi um dos produtores que deu mais visibilidade internacional à animação portuguesa nos últimos anos, muito ligado ao audiovisual e às séries de animação" focado em mercados e festivais internacionais, recordou Nuno Beato.

Diogo Carvalho esteve na produção, entre outros, das séries "Ilha das Cores", "Ema & Gui" e "O diário de Alice", da longa-metragem "Os demónios do meu avô", de Nuno Beato, e das curtas-metragens "Viagem a Cabo Verde", de José Miguel Ribeiro, "Olhos do Farol", de Pedro Serrazina, e "The monkey", de Lorenzo Degl"Innocenti e Xosé Zapata, premiado em 2022 em Espanha nos prémios Goya.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+