05 abr, 2025 - 22:10 • João Pedro Quesado
Paul Schrader, o guionista do filme "Taxi Driver" e realizador de "American Gigolo", foi acusado de agredir sexualmente a sua ex-assistente pessoal, com 26 anos de idade, e de a despedir depois desta se recusar a ter relações sexuais com ele. Segundo a Associated Press, Schrader, de 78 anos, decidiu não assinar um acordo entre as partes que manteria as alegações confidenciais, levando a jovem a recorrer ao tribunal para exigir a assinatura e cumprimento do acordo.
A mulher, identificada como "Jane Doe" por motivos de proteção de privacidade, acusa Paul Schrader de a encurralar no quarto de hotel do realizador, agarrar os braços e beijá-la contra a sua vontade em 2024, durante a promoção do mais recente filme de Schrader, "Oh, Canada", no Festival de Cinema de Cannes, na França.
Dois dias depois, segundo as alegações no processo, Schrader terá ligado à assistente repetidamente, enviando mensagens de tom zangado em que alegava estar a "morrer" e não conseguir fazer as malas. Quando a assistente chegou ao quarto de Paul Schrader, este tinha vestido apenas um robe, aberto, com os genitais expostos.
As acusações foram feitas hoje numa entrevista à S(...)
A mulher acusa ainda Schrader de a despedir em setembro de 2024, depois desta recusar novamente ter relações sexuais. Pouco depois, segundo o processo citado pela Associated Press, Paul Schrader terá enviado um email em que expressava ter medo de se tornar "um Harvey Weinstein" na mente dela – referindo-se ao ex-produtor que foi acusado de violação, espoletando o movimento "#MeToo", e foi condenado em 2022 em Los Angeles, aguardando novo julgamento do caso de violação em Nova Iorque.
Segundo uma notícia de outubro de 2024, Paul Schrader estava então à procura de um novo assistente, que devia ter educação superior e conhecimento de história do cinema.
De acordo com o processo, Paul Schrader aceitou o acordo a 5 de fevereiro, mas mudou de ideias depois de estar doente, e disse aos seus advogados que "não conseguia viver com o acordo".
A mulher trabalhou para Paul Schrader entre 2021 e 2024. Paul Schrader tornou-se famoso devido à colaboração com Martin Scorcese no filme "Taxi Driver", de 1976, e escreveu ainda "Touro Enraivecido" e "A Última Tentação de Cristo". Também realizou "American Gigolo", e recebeu um Óscar por escrever "No Coração da Escuridão".