Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fernando Daniel, Os Pêgas e Marco Rodrigues entre vencedores dos prémios IPMA dos EUA

13 abr, 2025 - 17:09 • Lusa

Na gala em que se homenagearam músicos de ascendência portuguesa, Fernando Daniel (Portugal) venceu na categoria "Videoclipe do Ano", Marta Pereira da Costa (Portugal) venceu na categoria "Instrumental" e Vargas Monteiro (Estados Unidos) na "World Music".

A+ / A-

Fernando Daniel, Os Pêgas, Marco Rodrigues e Marta Pereira da Costa estão entre os músicos distinguidos nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada de hoje na cidade norte-americana de Providence.

Na 13.ª edição dos IPMA, Portugal venceu nove das 12 categorias em competição, numa gala apresentada pela atriz Daniela Ruah e pelo apresentador televisivo Ricardo Farias, e que contou com a atuação de artistas como Fernando Daniel, João Pedro Pais, Augusto Canário, Cremilda Medina, Jorge Silva, The Manic Boys and Girls Club, e Tito Paris, segundo indicou à Lusa a organização do evento.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Na gala em que se homenagearam músicos de ascendência portuguesa, Fernando Daniel (Portugal) venceu na categoria "Videoclipe do Ano", Marta Pereira da Costa (Portugal) venceu na categoria "Instrumental" e Vargas Monteiro (Estados Unidos) na "World Music".

Os Pêgas (Portugal) arrecadaram prémios em duas categorias: "Tradicional" e "Escolha do Público", enquanto Marco Rodrigues (Portugal) foi distinguido na categoria "Fado".

No evento, que teve lugar no Providence Performing Arts Center, no estado norte-americano de Rhode Island, o galardão de "Rap/Hip-Hop/Dança" foi para os Supa Squad (Portugal), Silva Lining Band (Portugal) venceu na categoria "Rock" e Mackenzie Arromba (Canadá) na categoria "Pop".

O grupo 4 Mens (Portugal) arrecadou o prémio de "Música Popular" e a "Canção do Ano" foi atribuída a Milhanas, com a música "Algo Mais".

Luizinho (Estados Unidos) foi o vencedor da categoria "Novo talento", o que lhe valeu um prémio em dinheiro de 2.000 dólares (cerca de 1.760 euros).

Além das categorias em competição, os IPMA distinguiram ainda o músico português Augusto Canário como "Embaixador Cultural", uma "honra que celebra indivíduos que servem como embaixadores globais do património português, promovendo uma apreciação mais profunda pelas tradições e valores que definem a nossa comunidade", explicou à Lusa a organização.

No palco deste evento estiveram ainda nomes como os do comediante Mike Rita, da nadadora olímpica Jayla Pina e do apresentador do 'podcast' The Heart and Hustle of Portugal, Tony Gonçalves.

A organização do evento, que distingue anualmente artistas lusodescendentes, anunciou que começará a aceitar inscrições ao longo deste verão para a premiação do próximo ano.

Desde 2013, os IPMA têm vindo a reconhecer a música produzida por artistas de ascendência portuguesa de todo o mundo.

Cerca de 10% da população em Rhode Island tem origem portuguesa, sendo o português um dos idiomas mais falados nesse estado norte-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+