Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Katy Perry foi ao espaço em nave espacial de Jeff Bezos

14 abr, 2025 - 14:10 • Daniela Espírito Santo

Reveja o lançamento que aconteceu em direto esta segunda-feira.

A+ / A-

Pela primeira vez desde 1963, uma nave espacial entrou em órbita só com mulheres a bordo, esta segunda-feira. Entre a tripulação figuravam nomes bem conhecidos da cultura pop, como a cantora Katy Perry ou a apresentadora de televisão Gayle King.

Trata-se do 11.º voo da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, com passageiros - ou turistas espaciais. A namorada do dono da Amazon, a jornalista Lauren Sanchez, também faz parte da equipa que descolou esta segunda-feira à tarde.

Antes do voo, a cantora norte-americana Katy Perry assumiu que pretendia que esta viagem incentivasse a sua filha "e outras pessoas a alcançar as estrelas, literal e figurativamente".

A viagem espacial desta segunda-feira foi batizada como NS-31, por ser o 31.º lançamento da nave New Shepard. Ao todo, mais de 50 pessoas já foram ao espaço com a Blue Origin, empresa do multimilionário Jeff Bezos, desde 2021.

Entre os famosos que já aproveitaram esta boleia espacial está, por exemplo, o ator William Shatner, que participou em Star Trek, que se tornou, aos 90 anos, a pessoa mais velha a ir ao espaço. Portugal também já teve, por exemplo, o empresário Mário Ferreira a bordo de um destes voos.

O voo desta segunda-feira durou cerca de dez minutos. Apesar de curto, o voo ainda é considerado como uma ida ao espaço, uma vez que a missão ultrapassou a chamada Linha de Karman - linha a 100 quilómetros de altitude que é reconhecida pela comunidade internacional como o início do espaço. Mesmo assim, trata-se de uma missão suborbital, pelo que a nave não escapou de forma completa à órbita da Terra.

[Notícia atualizada às 15h15 de 14 de abril de 2025 para atualizar o estado do voo]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+