19 abr, 2025 - 22:55 • Diogo Camilo
Investigadores das universidades de Berkeley e Washington desenvolveram uma técnica a partir da qual é possível observar uma cor que ninguém viu antes.
Descrita como um "azul-esverdeado de saturação sem precedentes", a cor é obtida atrás de um laser disparado para os olhos, que estimula as células da retina de tal forma que ultrapassa os limites naturais do que poderia transmitir.
Segundo o estudo publicado na revista científica Science Advances esta sexta-feira, foram cinco as pessoas que tiveram o privilégio de ver esta cor inédita.
"Previmos desde o início que se pareceria com um sinal de cor sem precedentes, mas não sabíamos o que o cérebro faria com ele”, explica Ren Ng, engenheiro elétrico da Universidade da Califórnia, Berkeley. “Foi de cair o queixo. É incrivelmente saturado.”
Os investigadores partilharam a imagem turquesa para dar uma ideia de como é esta cor, mas ressalvam que a mesma só pode ser experienciada através da manipulação da retina através de um laser.
"Não há maneira de conceber a cor num monitor", explicou Austin Roorda, cientista da visão. "A cor que vemos é uma versão, é absolutamente pálida em comparação com a experiência", acrescenta.