Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chocolate do Dubai leva a escassez de pistácio e subida de preços

20 abr, 2025 - 08:00 • Diogo Camilo

O doce tornou-se um fenómeno das redes sociais e levou a que o preço do pistácio disparasse quase 35% em cerca de um ano - um quilo do fruto seco custa agora 20 euros.

A+ / A-

As tendências do TikTok fizeram do "Chocolate do Dubai" viral e podem ser responsáveis por uma escassez de pistácio em todo o mundo, ao mesmo tempo que os preços dispararam no último ano.

O chocolate original, chamado de "Can’t Get Knafeh of It", é caracterizado pela sua massa de pistácio, um creme de pistácio com o chocolate branco e uma massa de milho, que tem o nome de massa de Kadaif - muito comum no Médio Oriente.

Surgiu pela primeira vez num vídeo nas redes sociais no final de 2023, que desde então tem dezenas de milhões de visualizações, e não faltam imitações a serem vendidas online.

Como resultado, avança o Financial Times, os preços do pistácio subiram dos 14,8€/kg para os 20 €/kg - quase 35% em cerca de um ano.

O aumento foi agravado por uma colheita menor do que o normal nos EUA, o maior exportador mundial, e pelo aumento da procura nos Emirados Árabes Unidos, onde as exportações de pistácio iraniano aumentaram 40% em apenas seis meses - mais do que nos 12 meses anteriores.

E a situação deixou também os fabricantes de chocolate em apuros: até a gigante suíça Lindt, que lançou uma opção com recheio de pistáchio, se está a ver incapaz de responder aos pedidos. A versão chegou a Portugal no final de março e rapidamente esgotou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+