20 abr, 2025 - 08:00 • Diogo Camilo
As tendências do TikTok fizeram do "Chocolate do Dubai" viral e podem ser responsáveis por uma escassez de pistácio em todo o mundo, ao mesmo tempo que os preços dispararam no último ano.
O chocolate original, chamado de "Can’t Get Knafeh of It", é caracterizado pela sua massa de pistácio, um creme de pistácio com o chocolate branco e uma massa de milho, que tem o nome de massa de Kadaif - muito comum no Médio Oriente.
Surgiu pela primeira vez num vídeo nas redes sociais no final de 2023, que desde então tem dezenas de milhões de visualizações, e não faltam imitações a serem vendidas online.
Como resultado, avança o Financial Times, os preços do pistácio subiram dos 14,8€/kg para os 20 €/kg - quase 35% em cerca de um ano.
Festival de Chocolate de Óbidos
Nas prateleiras dos supermercados, assim que o sto(...)
O aumento foi agravado por uma colheita menor do que o normal nos EUA, o maior exportador mundial, e pelo aumento da procura nos Emirados Árabes Unidos, onde as exportações de pistácio iraniano aumentaram 40% em apenas seis meses - mais do que nos 12 meses anteriores.
E a situação deixou também os fabricantes de chocolate em apuros: até a gigante suíça Lindt, que lançou uma opção com recheio de pistáchio, se está a ver incapaz de responder aos pedidos. A versão chegou a Portugal no final de março e rapidamente esgotou.