Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Obra de Andy Warhol deitada ao lixo acidentalmente nos Países Baixos

24 abr, 2025 - 23:20 • João Malheiro

Ao todo, 46 obras de arte desapareceram depois de renovações no município de Maashorst.

A+ / A-

Uma obra de Andy Warhol foi deitada ao lixo por engano, durante renovações, nos Países Baixos.

O município de Maashorst, admitiu que uma peça do artista provavelmente faria parte de um conjunto de obras de arte que foram deitadas fora acidentalmente, no ano passado.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

De acordo com o município, a obra de Andy Warhol em questão trata-se de um quadro que retrata a a então Rainha Beatriz, que, mais tarde, abdicou em 2013, depois de 33 anos de reinado.

O artista fez mais 15 quadros de quatro monarcas: a Rainha Isabel II de Inglaterra, a Rainha Beatriz, a Rainha Margarida II da Dinamarca e Ntombi Twala do Essuatíni. Outras duas peças desta coleção foram roubadas, em 2024.

O inventário da autarquia foi compilado e, depois, redistribuído por vários locais, como museus, sedes de edifícios locais ou até mesmo devolvidos aos artistas. Mas 46 peças desapareceram.

O mais provável, segundo os próprios responsáveis locais, é que as obras tenham ido para o lixo.

O autarca, Hans van der Pas, expressa arrependimento por obras de arte com "valor cultural e histórico" terem sido tratadas "de forma tão descuidada".

Segundo as autoridades locais, havia uma total ausência de protocolos e regras para manusear e cuidar das obras de arte, durante o processo de renovação. A autarquia não espera conseguir recuperar as obras perdidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+