Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Conjunto de quatro livros de Shakespeare vai a leilão em Londres

24 abr, 2025 - 00:56 • Lusa

Um conjunto raro de quatro edições das coleções de peças de William Shakespeare do século XVII, avaliado em mais de quatro milhões de euros, será leiloado em maio, anunciou a Sotheby"s.

A+ / A-

Um conjunto raro de quatro edições das coleções de peças de William Shakespeare do século XVII, avaliado em mais de 3,5 milhões de libras (4 milhões de euros), será leiloado em maio, anunciou a Sotheby"s na quarta-feira.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O "Primeiro Folio", impresso em 1623, sete anos após a morte de Shakespeare, é a primeira coleção de obras do famoso dramaturgo britânico, é composto por 36 peças, incluindo 18 que não tinham sido impressas anteriormente, como "Macbeth", "Twelfth Night" e "Julius Caesar", é considerado um dos livros mais importantes da literatura inglesa.

Dos cerca de 750 exemplares que se pensa terem sido impressos nesta edição, foram registados cerca de 235 em todo o mundo.

Uma nova edição em 1632 deu origem ao "Segundo Folio", que contém alterações à primeira.

O "Terceiro Folio", com sete peças adicionais, foi publicado em 1664 e é considerada a mais rara: pensa-se que muitos exemplares terão desaparecido no Grande Incêndio de Londres, em 1666.

O "Quarto Folio" seguiu-se em 1685.

A posse de um conjunto dos quatro fólios, um sonho para os bibliófilos, está a tornar-se cada vez mais difícil, dada a escassez de exemplares em mãos privadas, salienta a Sotheby"s.

O conjunto que será vendido a 23 de maio, avaliado entre 3,5 milhões e 4,5 milhões de libras (4 milhões e 5,2 milhões de euros), foi reunido em 2016.

Os quatro folios foram oferecidos pela última vez num único lote pela Sotheby"s New York em 1989, segundo a casa de leilões.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+