03 abr, 2025 - 11:53 • Inês Braga Sampaio
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, falhou a eleição para o Comité Executivo da UEFA, esta quinta-feira. Significa isto que Portugal deixa de ter um representante no organismo, que toma decisões de alta importância na gestão do futebol europeu.
Proença foi o menos votado dos 11 candidatos, numa eleição que decorreu durante o Congresso da UEFA em Belgrado, na Sérvia, com representantes das 55 federações-membro. Entravam sete nomes.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
Este resultado, que deixa Portugal sem um lugar num mais importantes dos órgãos decisores da UEFA, surge após a "guerra" entre Proença e o seu antecessor na presidência da FPF, Fernando Gomes.
O novo presidente da FPF enviou uma carta às federações alegando que teria o apoio do seu antecessor, Fernando Gomes, que tinha um lugar no Comité. No entanto, o atual presidente do Comité Olímpico de Portugal enviou também uma carta negando o seu apoio, explicando que Proença está no caminho "da destruição" do seu legado.
A FPF avisou que a eleição de Proença para o Comité Executivo ficara "seriamente comprometida" com a controvérsia, o que se veio a verificar.
Explicador Renascença
Atual presidente da FPF e o seu antecessor estão e(...)