22 mar, 2025 - 04:06 • João Pedro Quesado
Lewis Hamilton já venceu pela Ferrari na F1 - mas apenas uma corrida sprint. O britânico liderou todas as voltas da corrida curta do Grande Prémio da China, aproveitando o ar livre na frente para gerir o desgaste dos pneus e aguentar Max Verstappen (Red Bull) e Oscar Piastri (McLaren) atrás.
Hamilton protegeu a liderança imediatamente após o arranque, bloqueando assim que possível o caminho de Verstappen para a primeira curva da corrida. O Ferrari fugiu imediatamente ao Red Bull, mas a fuga apenas durou até à quarta volta.
A partir daí, o neerlandês da Red Bull procurou pressionar Hamilton, enquanto também absorvia a pressão colocada por Piastri. Quatro voltas depois, os três pilotos da frente estavam juntos em pista, com menos de dois segundos entre si. Mas o desgaste dos pneus rapidamente passaria a ser um problema para Verstappen, que começou a ver os pneus da frente a perder performance depois de várias voltas no ar sujo de Hamilton.
Esse era um problema visível por todo o pelotão - os pilotos que mais tempo estiveram colados na traseira de outro carro começaram a perder andamento devido ao desgaste dos pneus da frente, um clássico factor de limitação na pista de Xangai. Exemplo disso era Lando Norris que, depois de cair para nono na primeira volta graças a um erro, dizia à equipa não ter forma de ser mais rápido.
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Oscar Piastri superou Verstappen na volta 15. Contudo, nessa altura, a vantagem de não estar na traseira de ninguém e ter gerido os pneus ia começar a dar mais dividendos a Lewis Hamilton, que rapidamente aumentou a liderança de dois segundos para 3,7, alcançando os 4,9 segundos de vantagem na volta seguinte.
Depois de começar a 19.ª e última volta com mais de seis segundos de vantagem, Hamilton venceu confortavelmente, na frente de Piastri e Verstappen. O piloto da Red Bull acabou a corrida ameaçado por George Russell e Charles Leclerc, que geriram mais os pneus que o tetracampeão em título e, como outros pilotos na mesma situação, ganharam tempo aos outros nas últimas voltas.
Yuki Tsunoda (Racing Bulls) aguentou a pressão de Kimi Antonelli (Mercedes) durante toda a corrida sprint, e Lando Norris foi o último a pontuar, terminando em oitavo.
Com temperaturas quentes previstas para o resto do Grande Prémio, a Ferrari parece estar em condições de competir com a McLaren, que vai procurar evitar o erro de execução que cometeu no final da qualificação para a corrida curta. A degradação vista na manhã de sábado torna bem provável que uma estratégia de duas trocas de pneus seja a mais rápida na corrida de domingo.
As equipas podem, agora, alterar a afinação dos carros, antes de partir para a qualificação para o Grande Prémio, às 7h de Portugal continental.