26 fev, 2025 - 12:00 • Inês Braga Sampaio
Os reencontros após o fim de uma relação são não raras vezes momentos constrangedores. Cada um, ou uma, tenta mostrar que está melhor, que superou mais rapidamente o término. No caso de Luka Doncic e dos Dallas Mavericks, o vencedor da separação é o esloveno e, no reencontro, na madrugada desta quarta-feira, fez questão de mostrá-lo.
Triplo-duplo de 19 pontos, 15 ressaltos (13 defensivos) e 12 assistências, mais três roubos de bola e dois bloqueios de lançamento. Foi assim que Doncic, que agora usa um "77" dourado sobre fundo roxo, levou os Los Angeles Lakers à vitória, por 107-99, na receção à sua ex-equipa. Tornou-se o terceiro jogador da história a conseguir um triplo-duplo contra todas as 30 equipas da NBA, depois de LeBron James e Russell Westbrook.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
O próprio LeBron (duplo-duplo de 27 pontos e 12 ressaltos), Austin Reeves (20 pontos) e Rui Hachimura (15 pontos) ajudaram Luka a mostrar aos "ex" o que perderam quando decidiram trocá-lo por Anthony Davis.
Não que Los Angeles não chore ainda por Davis. O poste foi homenageado com um vídeo dos seus melhores momentos como Laker e nem LeBron, que recebeu de Doncic o passe para os derradeiros dois pontos do encontro, conteve a emoção durante o tributo ao amigo.
Davis não jogou, devido a um problema na virilha, e Doncic mostrou, apesar dos números, que ainda se está a ambientar à nova equipa: só converteu seis dos 17 lançamentos de dois pontos que tentou.
Ainda assim, o esloveno foi decisivo, em especial no papel de "playmaker" (ou não fosse ele um base), e ajudou os Lakers a somar a terceira vitória consecutiva e a subir ao quarto lugar da Conferência Oeste, dentro da zona de apuramento direto para o "play-off". Já os Mavericks estão em nono, nos postos de acesso indireto.
Contudo, este pentágono amoroso com Doncic, Lakers, Davis e Mavs - uma troca que surpreendeu a NBA e os próprios jogadores - ainda promete gerar mais intriga, com câmaras apontadas a todas as micro-expressões do quinto vértice, LeBron, que não esconde as saudades.