Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Trump pede fim do cessar-fogo em Gaza se reféns não forem libertados até sábado

11 fev, 2025 - 01:06 • Diogo Camilo

Presidente norte-americano deu as 12 horas de sábado como limite para que o Hamas liberte todos os reféns israelitas e promete um "verdadeiro inferno" caso isso não aconteça.

A+ / A-

O presidente norte-americano fez esta segunda-feira um ultimato ao Hamas para que liberte todos os reféns israelitas na Faixa de Gaza, prometendo cancelar o cessar-fogo com Israel e um “verdadeiro inferno” se o grupo não libertar todos os reféns na Faixa de Gaza até ao meio-dia de sábado.

Em declarações na Sala Oval da Casa Branca, Donald Trump falou do mau estado de saúde em que se encontravam os últimos reféns libertados pelo Hamas e pela suspensão da libertação de mais israelitas.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Pelo que me toca, se os reféns não tiverem voltado até sábado às 12 horas, diria que cancelamos [o cessar-fogo] e será um verdadeiro inferno. Têm de os devolver até às 12 horas de sábado”, disse, ressalvando que a decisão final no tema é de Israel e que irá falar sobre o assunto com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Trump insistiu também que “quer todos de volta” e não apenas alguns reféns de cada vez.

As declarações de Trump surgem numa altura em que Israel elevou o nível de prontidão, perante os riscos do fim do cessar-fogo com Gaza.

O presidente norte-americano disse também que vai suspender os apoios a Jordânia e Egito se não acolherem os refugiados transferidos de Gaza, estando previsto um encontro com o rei Abdullah da Jordânia esta terça-feira.

Também esta terça-feira, Trump disse querer construir um "lugar permanente" e "melhor" para os palestinianos, não admitindo que estes voltem ao território da Faixa de Gaza depois de serem transferidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+