11 fev, 2025 - 01:06 • Diogo Camilo
O presidente norte-americano fez esta segunda-feira um ultimato ao Hamas para que liberte todos os reféns israelitas na Faixa de Gaza, prometendo cancelar o cessar-fogo com Israel e um “verdadeiro inferno” se o grupo não libertar todos os reféns na Faixa de Gaza até ao meio-dia de sábado.
Em declarações na Sala Oval da Casa Branca, Donald Trump falou do mau estado de saúde em que se encontravam os últimos reféns libertados pelo Hamas e pela suspensão da libertação de mais israelitas.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
“Pelo que me toca, se os reféns não tiverem voltado até sábado às 12 horas, diria que cancelamos [o cessar-fogo] e será um verdadeiro inferno. Têm de os devolver até às 12 horas de sábado”, disse, ressalvando que a decisão final no tema é de Israel e que irá falar sobre o assunto com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Médio Oriente
Presidente dos EUA descreveu a sua ideia para o te(...)
Trump insistiu também que “quer todos de volta” e não apenas alguns reféns de cada vez.
As declarações de Trump surgem numa altura em que Israel elevou o nível de prontidão, perante os riscos do fim do cessar-fogo com Gaza.
O presidente norte-americano disse também que vai suspender os apoios a Jordânia e Egito se não acolherem os refugiados transferidos de Gaza, estando previsto um encontro com o rei Abdullah da Jordânia esta terça-feira.
Também esta terça-feira, Trump disse querer construir um "lugar permanente" e "melhor" para os palestinianos, não admitindo que estes voltem ao território da Faixa de Gaza depois de serem transferidos.