12 fev, 2025 - 22:42 • Diogo Camilo
Donald Trump revelou esta quarta-feira que o primeiro encontro com Vladimir Putin será na Arábia Saudita. Depois de um telefonema, o presidente norte-americano disse esperar encontrar-se com o homólogo russo por várias vezes.
“Esperamos que ele venha cá, que eu vá lá e que nos encontremos, provavelmente na Arábia Saudita. A primeira vez que nos vamos encontrar será na Arábia Saudita”, afirmou Trump aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca, não esclarecendo quando acontecerá este encontro, apenas que “não será num futuro longíquo”.
As declarações do chefe de Estado norte-americano surgem horas depois da chamada com Putin, a partir da qual Trump disse que as negociações para tentar acabar com a guerra na Ucrânia vão começar "imediatamente".
"Acabei de ter um telefonema longo e altamente produtivo com o Presidente Vladimir Putin, da Rússia", anunciou Trump, numa mensagem publicada nas redes sociais, que referiu que os dois líderes mundiais concordam em “trabalhar juntos, em estreita colaboração, incluindo visitar as nações uns dos outros”.
Depois da conversa com Putin, Trump telefonou a Volodymyr Zelensky, anunciou o gabinete do presidente ucraniano.
Segundo um comunicado nas redes sociais de Zelensky, ambos discutiram "oportunidades de alcançar a paz" e a preparação de um documento sobre segurança e cooperação económica.