Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

“Acabou”: Mark Carney declara fim da era de integração económica entre Canadá e EUA

27 mar, 2025 - 22:30 • Fábio Monteiro

​O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse, esta quinta-feira, que a histórica relação de integração económica e cooperação militar com os Estados Unidos chegou ao fim, na sequência da imposição de novas tarifas sobre a indústria automóvel por parte da administração Trump.

A+ / A-

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, afirmou, esta quinta-feira, que a relação tradicional entre os Estados Unidos da América e o Canadá, “assente numa crescente integração das nossas economias e numa estreita cooperação em matéria de segurança e defesa, acabou.”

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Precisamos de reimaginar fundamentalmente a nossa economia”, frisou Carney, numa alusão às tarifas impostas pelo Presidente Donald Trump, durante uma conferência de imprensa, em Otava.

Na quarta-feira, Trump anunciou tarifas de 25% sobre automóveis e peças importadas para os EUA. Um dos países mais afetados será o Canadá.

Apesar das restrições comerciais, Carney acredita que o Canadá pode manter uma indústria automóvel viável, desde que haja um esforço coordenado entre governo e empresas para adaptar e modernizar o sector.

“O Canadá precisa de construir uma economia que os canadianos possam controlar”, defendeu o primeiro-ministro.

As novas tarifas entrarão em vigor a 2 de abril, com impostos sobre empresas importadoras de veículos a serem aplicados no dia seguinte.

Carney garantiu que a resposta às novas medidas será firme e com “impacto máximo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+