06 abr, 2025 - 16:08 • Reuters
Mais de 50 países já contactaram a Casa Branca para iniciar conversações comerciais, disse este domingo um dos principais conselheiros económicos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
“Recebi ontem à noite um relatório segundo o qual mais de 50 países contactaram o presidente para iniciar negociações”, disse Kevin Hassett, nomeado por Donald Trump.
Numa publicação no Truth Social, na sexta-feira, Trump partilhou um vídeo em que sugeria que as suas tarifas tinham como objetivo destruir o mercado bolsista de propósito, numa tentativa de forçar a descida das taxas de juro.
Já numa entrevista no programa Meet the Press, da NBC News, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, minimizou a queda do mercado bolsista e disse que não havia “nenhuma razão” para antecipar uma recessão com base nas tarifas.
Trump abalou as economias de todo o mundo depois de ter anunciado, na última quarta-feira, a imposição de tarifas sobre as importações norte-americanas, provocando receios de uma guerra comercial global e de uma recessão.
Nos programas de entrevistas, os principais responsáveis de Trump procuraram apresentar as tarifas como um reposicionamento inteligente dos EUA na ordem comercial global e as perturbações económicas como uma consequência a curto prazo.
[título alterado às 17h29]
Guerra comercial
Declaração de guerra comercial também implicou no (...)