26 abr, 2025 - 09:24 • Redação com Reuters
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estiveram reunidos, este sábado, na Basílica de São Pedro, antes do funeral do Papa Francisco.
A informação é avançada pela Reuters que cita fontes do Vaticano.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Fontes da Casa Branca descreveram o encontro como "muito produtivo".
De acordo com o porta-voz do Zelensky, a reunião durou cerca de 15 minutos e aconteceu na Basílica de São Pedro.
O gabinete do Presidente ucraniano divulgou fotografias do encontro entre os dois líderes na Basílica de São Pedro, sem assessores, apenas Trump e Zelensky a conversar.
Outra fotografia mostra Trump e Zelensky reunidos no mesmo local, com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o Presidente francês, Emmanuel Macron.
Uma segunda reunião este sábado entre os dois chefes de Estado chegou a estar prevista, mas acabou por não se realizar, avançou o gabinete de Zelensky.
O encontro acontece um dia depois de Trump ter dito que a Rússia e a Ucrânia estavam "muito perto de um acordo", após conversações entre o seu enviado Steve Witkoff e o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo, na sexta-feira.
O encontro foi a quarta visita deste tipo que Witkoff fez à Rússia desde o início do ano, tendo as conversações de três horas sido posteriormente descritas como "muito úteis" pelo conselheiro de Putin, Yuri Ushakov.
Os presidentes dos EUA e da Ucrânia também concordaram em realizar mais conversas após o funeral de Francisco.
Na chegada à Praça de S. Pedro, o Presidente ucraniano recebeu aplausos. Na de Trump não se registou qualquer manifestação.
[notícia atualizada às 13h38 - com declarações do porta-voz de Zelensky]