Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Paris

Defesa da Europa. Chefe das Forças Armadas participou em reunião de alto nível

13 mar, 2025 - 17:32 • Liliana Monteiro Ricardo Vieira

Opções para promover uma paz duradoura na Ucrânia também estiveram em cima da mesa. General José Nunes da Fonseca vai agora transmitir as conclusões ao ministro da Defesa.

A+ / A-

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) participou numa reunião de líderes militares de outros países, realizada esta semana, em Paris.

O general José Nunes da Fonseca e outros 32 chefes militares discutiram, na terça-feira, “opções que assegurem a defesa do continente europeu e promovam uma paz duradoura na Ucrânia”, refere o gabinete do CEMGFA, em comunicado enviado à Renascença.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A reunião aconteceu no âmbito do “Paris Defence and Strategy Forum”, que decorreu entre segunda e quarta-feira.

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas vai agora apresentar as opções discutidas ao Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.

Em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e jornal Público, o ministro da Defesa afastou o cenário de serviço militar cívico, defendendo as “virtudes de um sistema profissional em que quem é militar é militar porque quer”. Nuno Melo não afasta, contudo, estudar “outros modelos” no caso de haver uma “alteração grave” no contexto internacional.

O governante admite que o próximo pacote de ajuda de Portugal à Ucrânia possa chegar aos 300 milhões de euros e que o facto de o Governo estar em gestão não impede essa decisão.

O ministro da Defesa admite ainda que vai ser preciso substituir os atuais caças F-16 de fabrico americano, estando em dúvida se a opção irá recair pelos F-35 ou se por um avião europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bofetada
    13 mar, 2025 Europa 18:58
    O lobby americano pressiona no sentido de adquirir os F-35. Mas um avião caríssimo, dependente de sobresselentes, e manutenção americana no sistemas mais complexos e ainda por cima com os EUA a terem de dar autorização para avião desempenhar certas missões e com a possibilidade de remotamente, desligar alguns sistemas do avião, essa hipótese é para esquecer. Rafale, Mirage, SAAB Gripen, Eurofighter podem fazer o serviço, são europeus, e era cá uma bofetada no trump e nos fabricantes de armas americanos ...

Destaques V+