27 mar, 2025 - 10:50 • Teresa Almeida , João Malheiro
As tarifas anunciadas por Donald Trump ao setor automóvel não terão qualquer efeito nos preços de venda dos veículos produzidos na Europa e em Portugal.
É a indicação da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) à Renascença. Hélder Pedro, da associação, não acredita num aumento de preços dos veículos europeus, com a exceção dos automóveis importados do território norte-americano.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A maioria da produção em Portugal é relativa à Europa. No que toca a marcas como Volkswagen, um Mercedes ou um BMW, os preços devem mesmo manter-se iguais "e não se prevê uma oscilação".
Hélder Pedro lamenta o que diz ser "uma medida despropositada" por parte da administração da Casa Branca, que vai contra o que tem sido "décadas do PIB mundial face à redução de tarifas". "A imposição de tarifas é uma forte regressão da economia em termos da globalização", avalia.
O presidente norte-americano, Donald Trump,revelou esta quarta-feira que os Estados Unidos vão aplicar uma tarifa de 25% sobre todos os carros e camiões que sejam importados, incluindo veículos de marcas americanas produzidos no estrangeiro.
A medida entrará em vigor no dia 2 de abril e deverá ter efeitos significativos no mercado automóvel e na economia global.