Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Menores deviam ter acesso às redes sociais? Petição angaria milhares de assinaturas

02 abr, 2025 - 11:52

Para uma petição ser discutida na Assembleia da República tem de chegar às dez mil assinaturas.

A+ / A-

Mais de sete mil pessoas já assinaram uma petição a apelar à criação de legislação que proíba o acesso às redes sociais por parte de crianças até aos 16 anos.

A petição pretende que seja tomadas medidas semelhantes às que estão a ser implementadas na Autrália, que devem usar um mecanismo de controlo de idade para impedir que crianças abaixo dos 16 entrem nestas plataformas. As redes sociais que não cumprirem a lei serão multadas.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O texto da petição defende que os algoritmos das redes sociais podem "provocar dependência e uso compulsivo" e criam um ambiente de comparação social que leva a " sentimentos de inadequação social e baixa autoestima".

"Os algoritmos analisam os comportamentos, preferências e interações dos usuários para fornecer conteúdo que seja mais provável de gerar uma resposta emocional forte, provocando muitas vezes a exposição de menores a conteúdos desadequados", argumenta, por outro lado, o texto.

"Solicitamos que a Assembleia da República considere seriamente esta proposta e tome as medidas necessárias para implementar uma legislação que proíba o acesso de crianças até aos 16 anos às redes sociais, garantindo assim um ambiente mais seguro e saudável para o seu crescimento e desenvolvimento", lê-se.

Para uma petição ser discutida na Assembleia da República tem de chegar às dez mil assinaturas.

As redes sociais e o efeito da exposição dos jovens à Internet tem sido um tema cada vez mais discutido, devido à números que apontam a mais casos de violência entre crianças e adolescentes. A série "Adolescência", da Netflix, tem alertado para pais, em particular do Reino Unido, para as subculturas digitais que podem radicalizar os seus filhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+