Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Montenegro falou com Zelensky. Paz na Ucrânia deve ter “envolvimento ativo da Europa”

26 fev, 2025 - 19:11 • Fábio Monteiro

Paz deve assegurar garantias efetivas de segurança para a Ucrânia e contar com “o envolvimento ativo da Europa e dos parceiros transatlânticos”, lê-se no comunicado do Governo. É ainda uma incógnita, porém, se Montenegro acompanha a ideia de enviar forças de manutenção da paz para a Ucrânia, após a assinatura de um acordo com a Rússia.

A+ / A-

Luís Montenegro falou, esta quarta-feira, ao telefone com Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou o Governo em comunicado. A chamada ocorreu “no contexto do terceiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, assinalado no dia 23 de fevereiro.”

Na conversa telefónica, o primeiro-ministro reiterou o “firme apoio” de Portugal à Ucrânia. Agradeceu também ao povo ucraniano pelo seu papel crucial na defesa dos valores europeus e expressou o apoio contínuo de Portugal em diversas áreas, reforçando o compromisso com uma “paz justa e duradoura”.

Tal paz deve assegurar garantias efetivas de segurança para a Ucrânia e contar com “o envolvimento ativo da Europa e dos parceiros transatlânticos”, lê-se no comunicado.

É ainda uma incógnita se Montenegro acompanha a ideia de enviar forças de manutenção da paz para a Ucrânia, após a assinatura de um acordo com a Rússia, como sugeriu Macron, durante a sua visita à Casa Branca.

Quando questionado sobre essa possibilidade, ainda esta semana, o ministro da Defesa Nuno Melo escusou-se a tomar uma posição.

Já o eurodeputado da AD Sebastião Bugalho, em entrevistra à Renascença, mostrou-se favorável à ideia.

O primeiro-ministro tinha agendado, para 23 de fevereiro, a sua participação numa cimeira de líderes internacionais em Kiev, por videoconferência. No entanto, dificuldades técnicas impediram a conexão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+