13 mar, 2025 - 19:26 • Pedro Mesquita , com redação
O PSD e o PS vão ter de falar depois das legislativas antecipadas porque 80% da população quer soluções ao centro e não aos extremos, defendeu esta quinta-feira Henrique Gouveia e Melo.
O antigo chefe do Estado-Maior da Armada falava aos jornalistas à margem de uma conferência no Palácio da Bolsa, no Porto. no dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai convocar eleições legislativas antecipadas para 18 de maio.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O almirante, que ainda não assume a candidatura à Presidência da República, insiste que há condições para encontrar soluções ao centro.
“Não só há condições, como parece que [PSD e PS] vão ter de falar após o ato eleitoral”, começou por referir Gouveia e Melo.
Exclusivo
Em entrevista à Renascença, o antigo Chefe do Esta(...)
O antigo chefe do Estado-Maior da Armada afirma que, olhando para os últimos atos eleitorais, “os extremos todos juntos não passam de 20%, portanto, 80% da população quer soluções ao centro”.
“Essas soluções devem aparecer e devem ser os partidos do centro que devem conseguir, em acordo entre eles, fazer que a população deseja, senão a população não votaria no centro”, defende.
Apesar de sublinhar que fala na qualidade de cidadão, Gouveia e Melo disse aos jornalistas que não precisa do apoio dos partidos, nem quer.
“Eu não desejo nem preciso de apoios de partidos nem de nenhuma área política. Neste momento, sou um cidadão que está a intervir na vida pública, porque estive 45 anos limitado nessa intervenção, e isso não significa nada. Enquanto os portugueses me derem essa atenção e desejarem saber o que penso e não penso sobre determinados assuntos, terei muito gosto em partilhar essa visão.”
Enquanto cidadão, Henrique Gouveia e Melo vai sublinhando que a crise política é má para todos, rejeitando assim a tese – já manifestada por alguns – de que a atual situação poderá constituir um terreno positivo para si.