02 abr, 2025 - 20:59 • Susana Madureira Martins , Fábio Monteiro
O Partido Socialista fechou esta noite - após alguns pequenos reveses - os nomes que irão liderar as listas às eleições legislativas marcadas para 18 de maio.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, será cabeça de lista por Aveiro, enquanto Mariana Vieira da Silva liderará por Lisboa.
No Porto, a escolha recai em Fernando Araújo, atual presidente do Centro Hospitalar Universitário do Porto e ex-diretor executivo do SNS. Após um pequeno finca pé, José Luís Carneiro, ex-ministro da Administração Interna, encabeçará (mais uma vez) a candidatura por Braga.
Nos círculos insulares, Francisco César será o candidato pelos Açores, enquanto Emanuel Câmara, antigo autarca do Porto Moniz, lidera na Madeira.
PS
O deputado e ex-ministro já tinha encabeçado esta (...)
A sul, Jamila Madeira concorre por Faro, Pedro do Carmo por Beja e Luís Dias por Évora. Luís Moreira Testa repete a candidatura por Portalegre.
Em Castelo Branco, o escolhido é Nuno Fazenda, ex-secretário de Estado do Turismo. Aida Carvalho, presidente da Fundação Côa Parque, lidera na Guarda. Elza Pais regressa como cabeça de lista por Viseu.
Para Coimbra, o nome escolhido é Pedro Delgado Alves, actual deputado. (Como a Renascença avançou ontem, os ex-ministros José Luís Carneiro e Maria Manuel Leitão Marques recusaram este lugar.)
Em Leiria, lidera Eurico Brilhante Dias, antigo secretário de Estado da Internacionalização.
Em Setúbal, António Mendonça Mendes volta a ser o primeiro nome da lista. Marcos Perestrello encabeça a candidatura por Santarém, e Marina Gonçalves, ex-ministra da Habitação, por Viana do Castelo. Júlia Rodrigues, presidente da Câmara de Mirandela, será candidata por Bragança, e Rui Santos por Vila Real.
Nas comunidades portuguesas, Emília Ribeiro será cabeça de lista pelo círculo da Europa e Vitor Silva pelo círculo Fora da Europa.
A escolha de Emília Ribeiro é uma das poucas surpresas nas listas do PS. Paulo Pisco - que nos últimos anos encabeçou o círculo da Europa, e conhece bem as comunidades da diáspora - ficou de fora dos escolhidos. Contacto pela Renascença, escusou-se a tecer comentários.
São Bento à Sexta
Marina Gonçalves (PS) assegura que as listas "não (...)
Viseu - Elza País