Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Papa Francisco regista ligeiras melhorias pelo segundo dia consecutivo

20 fev, 2025 - 18:32 • Aura Miguel (enviada a Roma) , com Ricardo Vieira

O Papa não tem febre e está a reagir bem à terapêutica administrada pela equipa médica, indica a Santa Sé.

A+ / A-
Papa Francisco regista ligeiras melhorias pelo segundo dia consecutivo
Vaticanista Aura Miguel com o ponto de situação do estado de saúde do Papa Francisco

O estado de saúde do Papa Francisco melhorou "ligeiramente" pelo segundo dia consecutivo, anunciou esta quinta-feira o Vaticano, num comunicado divulgado ao final da tarde.

O Papa não tem febre e os "parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis", refere a Santa Sé.

Esta quinta-feira de manhã, Francisco recebeu a Eucaristia e depois dedicou-se ao trabalho.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, encontrou-se esta quinta-feira com os jornalistas que estão em Roma para acompanhar o estado de saúde do Papa.

Francisco regista ligeiras melhorias pelo segundo dia consecutivo, o que indica que está a reagir bem à terapêutica administrada pela equipa médica.

No entanto, ainda é preciso esperar mais alguns dias para ver como o Papa continua a reagir à terapêutica.

Francisco, de 88 anos, tem uma pneumonia bilateral e está internado desde sexta-feira, 14 de fevereiro, na Clínica Gemelli, em Roma.

O facto de a pneumonia ter sido diagnosticada numa fase precoce, quando o Papa já estava internado, é considerado um aspeto positivo para o tratamento, uma vez que os médicos tiveram oportunidade de adequar prontamente a medicação.

Na quarta-feira, o Papa recebeu a visita da primeira-ministra italiana e conversou com Giorgia Meloni durante 20 minutos.

Em comunicado, o Governo italiano adianta que Giorgia Meloni "expressou ao Papa Francisco os seus desejos de uma rápida recuperação".

A primeira-ministra garantiu ter encontrado um Papa "alerta e recetivo". "Brincamos como sempre. Ele não perdeu o seu sentido de humor", garante.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu orações pelo Santo Padre. Os bispos portugueses acompanham com “esperança e confiança em Deus a situação de maior fragilidade” do Papa, de 88 anos, refere a CEP, em comunicado.

A Conferência Episcopal Portuguesa, presidida por D. José Ornelas, convida “todos os fiéis à intensificação na oração” por Francisco e ainda pelos profissionais de saúde que cuidam do Santo Padre.

A CEP faz uma sugestão de oração pelo Papa Francisco:

“Pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro,

para que o mistério da cruz o fortaleça,

o alivie, o reanime e lhe dê esperança.

Oremos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+