27 abr, 2025 - 20:10 • Ana Catarina André , André Rodrigues , Maria João Costa , enviados especiais ao Vaticano
O cardeal D. Américo Aguiar suspendeu, este domingo, as suas contas nas redes sociais.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.
A Renascença sabe que o bispo de Setúbal, que é um dos cardeais com presença no Conclave para a sucessão de Francisco, tomou esta opção por questões isolamento e recolhimento, numa altura em que decorrem reuniões preparatórias para a realização do processo de eleição do próximo Papa.
D. Américo Aguiar é conhecido por ser particularmente ativo nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no Instagram, com partilha de fotografias e vídeos.
Este sábado, o cardeal partilhou publicamente uma fotografia da urna de Francisco no final da cerimónia das exéquias na Basílica de São Pedro e, antes dessa, uma outra no interior da mesma Basílica com os “três cardeais Juventude do Papa Francisco”, como o próprio escreveu.
D. Américo Aguiar tinha mais de 15,5 mil seguidores no seu perfil @cardealamericoaguiar, no Instagram.
Nas últimas horas, a pesquisa por esse perfil responde “utilizador não encontrado”.
Na passada quarta-feira, dia 23 de abril, D. Américo Aguiar concedeu à Renascença uma das últimas entrevistas a órgãos de informação portugueses. Na altura, disse que o próximo Papa deve ter um perfil capaz de “levar a Igreja para a frente, sem retrovisores”.
A exposição do bispo de Setúbal no universo digital também não passou despercebida a nível internacional.
Na quinta-feira, o canal televisivo irlandês Virgin Media News (@virginmedianewsireland) emitiu uma conversa com um dos seus enviados especiais a Roma, Richard Chambers, que relata a partir da Praça de São Pedro o diálogo mantido com D. Américo Aguiar.
Esse excerto do programa The Group Chat já foi visualizada por mais de 14,1 mil utilizadores no Instagram.
Nos comentários, vários utilizadores identificam o cardeal visado como Américo Aguiar.
Uns identificam-no como o responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023, outros destacam o sentido de humor tipicamente português.