Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cinema

Gene Hackman. Uma vida no grande ecrã em seis filmes

27 fev, 2025 - 20:23 • Redação

Vencedor de dois Óscares, Hackman protagonizou dezenas de filmes na sua carreira. Por onde começar a revisitar a filmografia? Eis seis sugestões.

A+ / A-

Gene Hackman morreu, esta quinta-feira, aos 95 anos, deixando um impressionante legado cinematográfico. Conhecido pela sua versatilidade, Hackman brilhou em dezenas filmes ao longo de décadas.

Aqui ficam seis das suas interpretações mais memoráveis.

"Os Incorruptíveis Contra a Droga" ("The French Connection", 1971)

Hackman interpreta o detetive Jimmy "Popeye" Doyle, um polícia que tenta desmantelar uma rede internacional de tráfico de droga. Realizado por William Friedkin, o filme é visto hoje como um clássico do cinema. Tem uma emblemática perseguição de automóvel.

Hackman ganhou o Óscar de Melhor Ator pelo papel.

"A Escuta" ("The Conversation", 1974)

No papel de Harry Caul, um detetive atormentado por dilemas éticos, Hackman tem uma das suas performances mais introspetivas. Realizado por Francis Ford Coppola, o filme é um estudo sobre paranoia e culpa.

"Super-Homem" ("Superman: The Movie", 1978)

Hackman demonstrou a sua versatilidade ao interpretar Lex Luthor, o arqui-inimigo do Super-Homem, num dos primeiros grandes blockbusters de super-heróis. Contracenando com Christopher Reeve, Margot Kidder e Marlon Brando, o ator norte-americano trouxe ao vilão uma mistura de inteligência maquiavélica e humor sarcástico.

"O Preço da Glória" ("Hoosiers", 1986)

Hackman interpreta Norman Dale (Hackman), um treinador de basquetebol determinado a levar uma equipa escolar do Indiana ao campeonato estadual. O filme é considerado um dos melhores sobre desporto alguma vez realizados.

"Imperdoável" ("Unforgiven", 1992)

Sob a direção de Clint Eastwood, Hackman assume o papel de Little Bill Daggett, um xerife implacável e moralmente ambíguo que governa a sua cidade com mão de ferro. O filme, um western, desconstrói o mito do herói do Velho Oeste. Hackman ganhou o Óscar de Melhor Ator Secundário pelo papel.

"Os Tenenbaums – Uma Comédia Genial" ("The Royal Tenenbaums", 2001)

Nesta comédia de Wes Anderson, Hackman interpreta Royal Tenenbaum, o patriarca de uma família disfuncional e excêntrica. Rodeado por um elenco de luxo, incluindo Gwyneth Paltrow, Ben Stiller e Owen Wilson, Hackman dá cartas - numa das suas melhores performances da carreira tardia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+