Air France: Avião caiu após quatro minutos de “luta” dos pilotos com os comandos
27 mai, 2011
Voo AF 447 desapareceu dos radares na noite de 31 de Maio de 2009 com 228 pessoas a bordo.
foto Allan Martins Antunes
Os pilotos lutaram com os comandos do avião durante cerca de quatro minutos, antes do aparelho se despenhar no Atlântico, com o nariz do aparelho apontado para cima. A revelação é feita pelos investigadores franceses, que lideram o inquérito ao acidente com o avião da Air France, que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, em 2009.
Os problemas com os comandos do aparelho começaram duas horas e meia após a descolagem e pouco depois do comandante iniciar o previsto período de repouso.
De acordo com o relatório parcial, antes da aeronave cair, os pilotos verificaram a existência de duas velocidades diferentes no painel de controlo, durante menos de um minuto, e que uma delas indicava uma queda brutal de potência. O piloto automático foi, então, desligado e o alarme de perda de controlo soou. Nessa altura, o comandante não estava na cabine, apenas os dois co-pilotos, que iniciaram as tentativas de retomar o controle da aeronave.
No entanto, o relatório confirma que o comandante regressou à cabine, enquanto lutavam com os comandos do aparelho.
Os investigadores consideram ser cedo para avançar as causas do acidente, que só devem ser conhecidas dentro de alguns meses.
O voo AF 447, que fazia o trajecto Rio de Janeiro - Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de Maio de 2009, com 228 pessoas a bordo.