28 fev, 2025 - 12:00 • Cristina Nascimento
O primeiro-ministro Luis Montenegro garante que vai fazer uma "avaliação pessoal e política" sobre as notícias referentes aos negócios da empresa familiar e que comunicará uma decisão aos pais no sábado, às 20h00.
Antes de comunicar essa decisão, vai realizar-se um conselho de ministros extraordinário no sábado, revelou ainda Montenegro, em declarações aos jornalistas. no Porto.
"Anunciarei ao país a minha decisão para encerrar este
assunto de vez", disse Luís Montenegro aos jornalistas, antes de uma
cerimónia na Câmara Municipal do Porto, no âmbito da visita de Estado a
Portugal do Presidente francês, Emmanuel Macron.
Montenegro garantiu ainda que, na sua vida profissional, nunca decidiu "nada em conflito de interesse".
Em causa está a notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal "Expresso" sobre os negócios da empresa familiar. O semanário revela que a "Spinumviva" recebe uma avença mensal de 4.500 euros da Solverde.
O primeiro-ministro disse ainda não ter "nenhum problema de que sejam revelados" os clientes a quem a empresa Spinumviva presta serviços, mas que devem ser os próprios a tomar essa iniciativa.
"Espero mesmo que dada toda esta situação isso possa acontecer nas próximas horas e que ou, por sua iniciativa ou com a sua autorização o nome das empresas, cujo perfil eu próprio anunciei na Assembleia da República, possa ser conhecido", notou.
Nas últimas horas têm-se sucedido as reações partidárias. O Chega, por exemplo, exige a saída de Montenegro ou a apresentação de uma moção de confiança ao Governo.