Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Spinumviva

Negócios da família Montenegro. "Farei uma avaliação pessoal e política amanhã às 20h00"

28 fev, 2025 - 12:00 • Cristina Nascimento

Primeiro-ministro garante que nunca decidiu "nada em conflito de interesse" e anuncia realização de Conselho de Ministros extraordinário durante a tarde de sábado.

A+ / A-
Negócios da família Montenegro. "Farei uma avaliação pessoal e política amanhã às 20h00"
Vídeo. "Não posso fazer mais nada, só se me auto-excluir do exercício da função de primeiro-ministro", afirmou Montenegro sobre escusa em matérias que digam respeito à Solverde.

O primeiro-ministro Luis Montenegro garante que vai fazer uma "avaliação pessoal e política" sobre as notícias referentes aos negócios da empresa familiar e que comunicará uma decisão ao país no sábado, às 20h00.

Antes de comunicar essa decisão, vai realizar-se um conselho de ministros extraordinário no sábado, revelou ainda Montenegro, em declarações aos jornalistas. no Porto.

"Anunciarei ao país a minha decisão para encerrar este assunto de vez", disse Luís Montenegro aos jornalistas, antes de uma cerimónia na Câmara Municipal do Porto, no âmbito da visita de Estado a Portugal do Presidente francês, Emmanuel Macron.

Montenegro garantiu ainda que, na sua vida profissional, nunca decidiu "nada em conflito de interesse".

Em causa está a notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal "Expresso" sobre os negócios da empresa familiar. O semanário revela que a "Spinumviva" recebe uma avença mensal de 4.500 euros da Solverde.

“Sou amigo dos acionistas” da Solverde. Montenegro já tinha recusado conflito de interesses
“Sou amigo dos acionistas” da Solverde. Montenegro já tinha recusado conflito de interesses

O primeiro-ministro disse ainda não ter "nenhum problema de que sejam revelados" os clientes a quem a empresa Spinumviva presta serviços, mas que devem ser os próprios a tomar essa iniciativa.

"Espero mesmo que dada toda esta situação isso possa acontecer nas próximas horas e que ou, por sua iniciativa ou com a sua autorização o nome das empresas, cujo perfil eu próprio anunciei na Assembleia da República, possa ser conhecido", notou.

Nas últimas horas têm-se sucedido as reações partidárias. O Chega, por exemplo, exige a saída de Montenegro ou a apresentação de uma moção de confiança ao Governo.

Montenegro diz que moção ataca o seu "caráter e honra”. Ventura fala em “falta de transparência”
Montenegro diz que moção ataca o seu "caráter e honra”. Ventura fala em “falta de transparência”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    28 fev, 2025 Coimbra 15:39
    O problema é que a classe política em geral não é séria e só pensam no seu bem estar. A questão de base é que quem ocupa cargos no governo, câmaras municipais e parlamento não devem ter empresas, seja qual a área de ação da empresa. Pois o tráfico de influências é feito em todas as áreas (não só na Lei dos Solos). O Montenegro revela muita falta de bom senso e cobardia!!!
  • EU
    28 fev, 2025 PORTUGAL 13:45
    Senhor Dr. Luís Montenegro, como apoiante " ex militante " do Partido que suporta o Governo de Portugal, aconselh-o, no anúncio que erá fazer ao País, RENUNCIE ao cargo de Primeiro Ministro. Não ACEITE a Si Próprio conviver com o LAMAÇAL que o pessoal do CHEGA quer fazer. Não ACEITE também jogar no mesmo campo onde Pedro Nuno Santos QUER JOGAR. É uma vergonha o que RESAPIDUS estão a prestar ao País. Se renunciar sairá pela PORTA GRANDE. Não tenha medo. Se hoje chove, amanhã estará sol.

Destaques V+